Em surto, Amapá tem maior incidência de sarampo em crianças de 1 a 4 anos de idade
Campanha de vacinação inicia no dia 18 de janeiro, em sete municípios mais afetados pela doença.

Railana Pantoja
Da Redação
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) apresentou na manhã desta sexta-feira (8) um balanço sobre a situação do sarampo nos municípios. Até o dia 6 de janeiro de 2021, quando foi fechado o boletim nº 6 da semana epidemiológica 53/2020, o Amapá registrava 189 casos confirmados.
“Os 189 casos estão distribuídos na cidade de Santana, que tem 108 casos; Macapá, com 73; Mazagão tem cinco casos; Porto Grande e Pedra Branca registram um caso, cada. É bastante preocupante, inclusive, desde o ano passado estamos orientando as prefeituras para que estabelecessem uma campanha mais efetiva de vacinação”, confirmou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS/AP.
Entre os casos confirmados, existe uma incidência maior em crianças com idade entre 1 e 4 anos (55 positivos); seguido por bebês com menos de um ano de vida (53 casos) e adultos com idade entre 20 e 29 anos (28 confirmados).
“Realmente a concentração se dá num público infantil, é isso que temos percebido e essa é uma característica do sarampo, levando em consideração que ela tem risco de alta infecção, maior que a do covid”, avaliou.
De acordo com a SVS, 74,6% dos casos tiveram confirmação por critério laboratorial e todos evoluíram para 100% de cura. Em Macapá, o Distrito da Fazendinha lidera casos, somando 15 confirmados. Em seguida vem o bairro Perpétuo Socorro, com 8 positivos, e os bairros Nova Esperança e Igarapé da Fortaleza , que registram 6 casos cada.
“Combatemos o surto a partir do momento em que nós estabelecemos um plano estadual de combate ao sarampo. O plano já segue algumas etapas importantes, que são a capacitação profissional em todos os municípios, a vacinação para todos os profissionais da assistência pública e privada e a busca ativa de casos suspeitos, através das equipes de Saúde da Família. E iremos para outra etapa, que é a cobertura vacinal, iniciando no dia 18 de janeiro, em todos os municípios”, finalizou Dorinaldo Malafaia.
Deixe seu comentário
Publicidade
