“Garantimos 360 mil doses para dar segurança e imunizar os grupos prioritários”, diz Waldez
Instituto Butantan já encaminhou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de uso emergencial da CoronaVac.

Railana Pantoja
Da Redação
Após o Governo de São Paulo e o Instituto Butantan anunciarem que a vacina CoronaVac tem eficácia de 78% para casos leves e de 100% em casos moderados ou graves, o governador do Amapá, Waldez Góes, anunciou a solicitação de compra de 360 mil doses.
“Ainda em dezembro oficiei ao governo de São Paulo e ao Butantan o interesse em aquisição de vacina, eles me encaminharam um memorando de entendimento e eu assinei agora em janeiro. Já encaminhei de volta e fizemos a reserva de 360 mil doses. O governo estadual deverá investir cerca de R$ 20 milhões para essa aquisição”, anunciou o governador Waldez Góes.
De acordo com o governador, essas doses devem atender cerca de 172 mil amapaenses que são do grupo prioritário, como profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades, indígenas, trabalhadores da educação e da segurança pública.
“São duas doses da CoronaVac, então, seria necessário ter aproximadamente 340 mil doses para garantir a imunização. Mas, nós garantimos 360 mil, para dar segurança e imunizar todos dos grupos prioritários”, justificou.
Além da vacina produzida pelo Instituto Butantan (SP), em parceria com o laboratório chinês Sinovac, o Amapá deve receber, em janeiro, cerca de oito mil doses da vacina da AstraZeneca.
“Até a última segunda (4), quando reunimos com o secretário nacional de imunização, houve a informação de que seriam compradas dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca, em janeiro. Isso só daria cerca de 8 mil doses para o Amapá, o que não dá nem para metade dos profissionais de saúde. Então, por isso agimos com o plano B”, finalizou Waldez Góes.
Insumos
Segundo o governador, “já foram adquiridas cerca de 900 mil seringas, 900 mil pares de luvas, além de máscaras e toucas, bem como investimento na rede de frios”.
Deixe seu comentário
Publicidade
