Cidades

Maioria dos serviços do Detran estão disponíveis de forma online, garante diretor

Inácio Maciel reforça que população deve priorizar atendimento virtual, através do site www.detran.ap.gov.br.


Railana Pantoja
Da Redação

Um dos setores mais afetados pela pandemia no Amapá, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) continua ofertando a maioria dos serviços de forma online. De acordo com o diretor Inácio Maciel, a pandemia “forçou a adiantar o serviço de virtualização que ocorreria nos próximos meses”.

“Um dos exemplos é o CRLV, que antes a pessoa precisava ir ao Departamento, ir ao guichê no Super Fácil, emitir boleto, fazer pagamento, voltar, verificar processo, enfim; hoje você faz tudo isso de casa, usando o celular, basta entrar no site do Detran, emitir o boleto, pagar pelo aplicativo do banco e pronto. O documento ‘verdinho’ não existe mais, você guarda no celular os dados ou, se quiser, imprime em uma folha de papel A4 e usa o QR Code”, exemplificou Inácio Maciel.

Além do CRLV, o diretor diz que serviços relacionados à Carteira Nacional deH (CNH) são feitos, a maior parte, através do site www.detran.ap.gov.br.

“Cerca de 90% dos processos de emissão de segunda via, carteira de habilitação definitiva e de renovação de CNH, você faz pela internet. Você acessa o site do Detran, clica na opção que interessa, emite os documentos, gera até RENACH e taxas. Especialmente em relação à renovação, você faz quase tudo pelo site. O cidadão tira o RENACH e o sistema vai direcionar para qual médico tem que ir, a documentação que precisa juntar e aí você vai ao Super Fácil só entregar”, explicou.

Durante a entrada do processo online, o cidadão já escolhe a unidade Super Fácil onde entregará a documentação e retirará a carteira. No entanto, os serviços do Detran na rede Super Fácil estão suspensos e só retornam no dia 18 de janeiro.

 

Nova habilitação
Em relação à realização de provas práticas e teóricas para quem vai tirar a primeira habilitação, Inácio Maciel confirmou que as atividades estão suspensas novamente e só devem retornar quando houver uma queda de casos do novo coronavírus.

“Como o setor de autoescola foi um dos mais afetados no ano passado, por causa dos decretos, as provas teóricas e práticas no Detran foram prejudicadas. Quando houve a redução de casos da Covid, nós voltamos com as provas práticas e teóricas. Inclusive, fizemos força-tarefa para as práticas, trabalhando todos os dias e num período mais extenso que o habitual. Agora temos a elevação de casos novamente e estamos segurando as provas, seguindo orientações sanitárias que nos foram dadas através de decretos”, finalizou o diretor.


Deixe seu comentário


Publicidade