Cidades

Debate no rádio revela novos dramas da comunidade trans no Amapá

Lideranças do movimento LGBT anunciam as primeiras ações ligadas ao mês da visibilidade do segmento e voltam a esclarecer os desafios para a busca da felicidade.


Cleber Barbosa

Da Redação

 

A rádio Diário FM recebeu lideranças e especialistas comportamentais sobre a função transformativa do ódio e a transfobia, num encontro que reuniu um homem e uma mulher trans, além de psicólogos e jornalistas. Foi na audição desta quarta-feira (27) no programa Café com Notícia, na emissora da frequência 90,9.

A mulher trans Rafa Esteffans, que é cantora, acaba de assumir uma gerência na Coordenadoria Municipal de Diversidade da Prefeitura de Macapá. “Na próxima sexta-feira, teremos uma programação em parceria com o Superfácil, toda direcionada à população trans, para registros e documentações por agendamento. À noite, faremos uma live no Facebook com o tema ‘Pelo direito de existir’, com vários artistas”, anunciou Rafa Esteffans.

Já o homem trans Alexander Oliveira, que também é psicólogo, também falou de outra iniciativa voltada a ampliar o debate sobre o tema. “Vamos organizar a live ‘Juntes Somos Mais Fortes’ no Instagram da UNA LGBT, além das postagens informativas em relação a nossa população“, comenta Alexander sobre a programação especial do dia 29/01.

Para ele, as dificuldades da chamada população “T” são ainda mais desafiadoras. “Quando você é trans, você teme pela sua vida o tempo todo. Se formos pra estatísticas, a gente entende o porquê há tantas pessoas trans na prostituição, nas ruas, em trabalhos informais e sem apoio do estado”, pondera Alexander Oliveira.

Por fim, a cantora e agora dirigente da pasta do setor, falou do duplo desafio de buscar uma identidade e ser feliz com sua descoberta. “A gente se assume duas vezes, enquanto LGBT e quem é trans se assume de novo e se descobre depois. Eu sempre fui uma mulher, mas num corpo errado, e meu processo de descoberta foi dessa maneira” conta Rafa Esteffans sobre sua vivência.


Deixe seu comentário


Publicidade