Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência incentiva participação do gênero nas pesquisas
Para marcar a data em 2021, a ONU preparou o tema “Mulheres cientistas na linha da frente da luta contra a covid-19”.

Railana Pantoja
Da Redação
Em 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a atuação do gênero feminino nas áreas e pesquisas científicas.
O objetivo da Assembleia Geral das Nações Unidas é promover o equilíbrio de gênero na ciência, “uma vez que o número de homens envolvidos em trabalhos de pesquisa é bastante superior ao número de mulheres”.
No Brasil, nos últimos anos esse dado vem crescendo e sendo favorável ao gênero feminino em algumas áreas, como por exemplo na Saúde, onde as mulheres representam mais de 60% dos pesquisadores. Já na área de Ciências da Computação, o índice cai para 25%.
Em 2020, as mulheres representavam cerca de 54% dos estudantes de doutorado no país, o que é um aumento significativo de 10% nas últimas duas décadas. Mesmo assim, um estudo publicado ano passado pela Unicamp mostra que a presença masculina domina os principais noticiários sobre ciência na TV brasileira, indo de desencontro ao percentual que as mulheres representam.
Para marcar a data em 2021, a ONU preparou o tema “Mulheres cientistas na linha da frente da luta contra a covid-19”. Segundo a Organização, a pandemia mostrou a excelência de pesquisadoras espalhadas pelo mundo — caso das cientistas que sequenciaram o genoma do coronavírus em 48 horas, por exemplo.
Deixe seu comentário
Publicidade
