Cidades

Macapá inicia vacinação de idosos a partir de 85 anos contra a Covid

Quem não conseguiu participar do drive-thru, neste sábado (13), pode procurar ser vacinado nas UBSs do município durante a semana.


Fotos: Joelson Palheta/DA

Railana Pantoja
Da Redação

 

Sábado de carnaval, sem carnaval. Por causa da pandemia, brasileiros não tiveram um fim de semana carnavalesco cheio de alegria, festa e brilho, como em anos anteriores. Mas, para os macapaenses, foi sim um dia de felicidade e esperança.


Neste sábado (13), um dia D de vacinação foi organizado e deu início à campanha de imunização contra a Covid-19 para idosos a partir de 85 anos. A ação ocorreu ao longo do dia em 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dois pontos de drive-thru: no Sambódromo e na Praça Barão do Rio Branco.

“É um dia maravilhoso, muito bom poder ofertar um dia D de vacinação para nossos idosos. Eu estava acompanhando alguns carros, e todos os idosos muito felizes, ansiosos para receber a primeira dose. É um sentimento de realização por estarmos cumprindo nosso papel”, celebrou o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

Apesar da enorme fila de carros ao redor da Praça Barão, a vacinação estava fluindo rapidamente. E a ansiedade dos idosos foi tão grande, que alguns acordaram 4h da madrugada para participar da vacinação, iniciada às 9h. Foi o caso da dona Terezinha, de 89 anos, que estava há quase um ano em isolamento domiciliar.

“Acordei 4h, ansiosíssima. Cheguei aqui na fila por volta das 6h30min, e já tinha bastante carro. Muito obrigado, Deus”, agradeceu Terezinha.

Para Lúcia, filha de dona Terezinha, o momento representa muita esperança. “É uma felicidade muito grande pra nós todos ver que estamos conseguindo a imunização dos nossos idosos. Minha mãe, com seus 89 anos, já prestes a fazer 90, estava muito ansiosa. Quase um ano em casa, sem sair, mas graças a Deus agora começamos a resolver. Que venha a segunda dose, e que chegue minha vez também, estou esperando”, comemorou Lúcia.


Quem não conseguiu participar do dia D de vacinação pode buscar tomar a primeira dose nas unidades de saúde da capital durante a semana.

“Queria aproveitar e pedir para fazerem o pré-cadastro, isso nos ajuda e dar transparência na vacinação. Quem não faz o cadastro também é vacinado, desde que apresente seus documentos, mas fazendo isso antes dá celeridade ao processo”, finalizou o prefeito Furlan.


Deixe seu comentário


Publicidade