IBGE no Amapá oferta 739 vagas para o Censo 2021
São 655 vagas para recenseador, 59 para agente censitário supervisor (ACS) e 25 para agente censitário municipal (ACM) no Amapá.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lançou nesta quinta-feira (18) dois editais com mais de 204 mil vagas temporárias, em todo o país. As contratações fazem parte do calendário do Censo 2021.
A Unidade Estadual do Amapá será responsável por recensear os 16 municípios do estado do Amapá e dois municípios do Pará: Afuá e Chaves (por questões logísticas). A operação conta com uma área, dividida em sete subáreas. Ao todo serão percorridos 1.392 setores censitários, sendo 1.013 em áreas urbanas e 379 em áreas rurais.
O edital prevê a contratação de 25 agentes censitários municipais (ACM), 59 agentes censitários supervisores (ACS) e 655 recenseadores que trabalharão em prol do recenseamento de 201.489 domicílios previstos.
Para reforçar o quadro efetivo da instituição, que contará com coordenadores operacional, técnico, de divulgação, administrativo, infraestrutura, cadastro de endereços, base territorial, treinamento e de reuniões preparatórias, foram contratados sete analistas que já iniciaram as atividades em outubro de 2019.
Com datas diferentes, candidatos podem participar dos dois processos seletivos
As inscrições para ACM e ACS iniciam nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, e vão até o dia 15 de março; e para recenseador começam em 23 de fevereiro e seguem até o dia 19 de março.
Taxa de inscrição para as funções de ACM e ACS é de R$ 39,49 e para a de recenseador, de R$ 25,77. As taxas poderão ser pagas pela internet ou em qualquer banco. As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas, sendo aplicadas no dia 18 de abril para ACM e ACS; e no dia 25 de abril para recenseadores. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos.
Os candidatos a ACM e ACS farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo programático está disponível no edital.
Já os candidatos a recenseador farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. O conteúdo também está no edital.
As provas para ACM, ACS e recenseador terão duração de quatro horas e serão aplicadas no turno da tarde. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas, a partir das 19 horas, no site do Cebraspe. O resultado final está previsto para 27 de maio.
Adiamento do Censo em 2020 e cancelamento da seleção
Com o adiamento do Censo para 2021 devido à pandemia de Covid-19, os processos seletivos para ACM, ACS e recenseadores abertos em 2020 foram cancelados. Quem se inscreveu na seleção do ano passado não está com a inscrição garantida para os processos seletivos deste ano. É preciso fazer nova inscrição e pagar a taxa para garantir a participação na nova seleção.
Desde maio do ano passado, os inscritos na seleção cancelada podem solicitar o reembolso da taxa de inscrição através da Central de Atendimento do IBGE, pelo telefone 0800 721 8181.
Deixe seu comentário
Publicidade

