Cidades

Trote solidário incentiva a doação de sangue em Macapá

A ação visa renovar o estoque de sangue do Hemoap


O trote é uma tradição universitária que marca o início dos estudos em uma instituição de ensino superior, os alunos iniciantes são chamados de calouros. No entanto, a tradição presente no Brasil desde o século XVIII, não é vista com bons olhos graças aos abusos recorrentes durante a, suposta, brincadeira.

 

A Faculdade Estácio de Macapá desconstrói esse conceito e realiza o Trote Solidário que incentiva os alunos calouros e veteranos a doarem sangue para ajudar a manter o estoque do Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).

Para a Diretora-presidente, Ruimarisa Martins, a iniciativa da Estácio veio no melhor momento. “Nesse momento de pandemia, os doadores se afastaram. Essa é uma realidade do Brasil e aqui não é diferente. Então, nosso estoque baixou. Além disso houve o aumento de leitos, devido o Covid-19 e os hospitais estão consumindo mais sangue. A campanha da Estácio vai contribuir muito para o atendimento de nossa demanda”, enfatiza a Diretora.

 

O Diretor da Estácio Macapá, Ronan Afonso, explica como é feito o Trote Solidário. “Nas primeiras semanas de aulas dos calouros buscamos enfatizar a importância da empatia e da solidariedade na doação de sangue. É papel da faculdade contribuir para a formação não só acadêmica/profissional, mas também ajudar na construção de uma sociedade mais solidária. Como forma de contra partida e reconhecimento pelo gesto de solidariedade, a faculdade contempla os alunos doadores de sangue com certificados de horas de atividade complementar”, explica o Gestor da Estácio.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) recebe doadores das 7h30 às 12h30 e fica localizado Av. Raimundo Álvares da Costa, 1093, Centro de Macapá.

Requisitos para doação de sangue:

– Ter entre 16 a 69 anos;

– Estar saudável;

– Pesar acima de 50kg;

– Estar descansado e bem alimentado; e

– Portar documento oficial com foto.


Deixe seu comentário


Publicidade