Nova cepa pode ter influenciado redução da idade de pacientes graves de Covid no Amapá
Em entrevista no rádio, secretário de saúde do Amapá confirma circulação de 27 genomas e 5 linhagens com mutações do novo Coronavírus no estado.

Cleber Barbosa
Da Redação
O secretário de saúde do Amapá, Juan Mendes, concedeu entrevista nesta quinta-feira (11) ao programa Café com Notícia, na rádio Diário FM (90,9), quando avaliou os impactos desde a confirmação da circulação da nova cepa da Covid-19 no estado. São pelo menos 27 genomas e 5 linhagens com mutações do novo Coronavírus, que podem ter influenciado a que pacientes mais jovens tenham sido internados com manifestações mais graves da doença.
Ele esteve reunido com o governador Waldez Góes no Palácio do Setentrião até o início da noite, juntamente com outras autoridades do setor. “Nós intensificamos nas últimas semanas o acompanhamento desses dados, como um esforço conjunto para a oferta de novos leitos e também nas ações de vigilância em saúde, mas mesmo contando hoje com 258 leitos dedicados ao tratamento da Covid, sendo 92 desses leitos de UTI, quando no primeiro pico de enfrentamento da pandemia eram 52, portanto quase dobramos, mas temos um fator muito agravante que foi a inserção de uma nova cepa”, disse ele.
Essa nova derivação brasileira da Covid, segundo Mendes, tem sido responsável por 23 estados entrarem em colapso no país. A preocupação no estado é que nas últimas 24 horas foram registradas 25 internações e a velocidade da abertura de leitos não tem suportado essa pressão dentro das unidades básicas de saúde, centros de atendimento, daí a necessidade de a população ajudar, compreendendo que o momento talvez seja o mais difícil em todo o enfrentamento da pandemia.
Efeitos
Ainda de acordo com o titular da SESA, a taxa de ocupação dos leitos de UTI saltou de 90% para 94% nas últimas 24 horas, com 80% de ocupação entre os leitos clínicos. Mas chama a atenção também que a idade desses pacientes reduziu significativamente, para menos de 60 anos. “Temos o afeito da vacinação da população idosa, claro, mas não se descarta que possa ser efeito também dessa nova variante do vírus”, completou o secretário.
Testagem
Ele explicou ter sido importante a doação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) de 20 mil testes rápidos que diagnosticam a infecção por coronavírus (Sars-Cov-2) através do antígeno, ou seja, o teste identifica se a pessoa tem ou não o vírus presente em seu organismo com mais eficiência e num tempo mais curto. A solicitação foi feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
Deixe seu comentário
Publicidade


