Cidades

Amapá tem lista de espera de pacientes por um leito de UTI

Além da lista de espera de pacientes que aguardam por um leito de UTI, secretário de Estado da Saúde também esclareceu questões relacionadas ao desabastecimento de oxigênio em UBSs da capital.


Lana Caroline
Da Redação

 

 

Na manhã desta segunda-feira (22), o secretário estadual de Saúde, Juan Mendes, deu detalhes, no programa LuizMeloEntrevista (90,9 FM), sobre a fila de leitos clínicos e de UTI para pacientes que contraíram a Covid-19. Ele também falou sobre o possível desabastecimento de oxigênio dentro da rede pública de saúde.

 

Segundo o secretário, já existe, sim, uma lista de pacientes que aguardam leitos clínicos e de UTI, e que mesmo com as estratégias criadas para tentar frear os casos de contaminação, está sendo mais difícil. “Já temos uma lista de espera tanto de leitos clínicos quanto de UTI. O governador Waldez Góes se comprometeu, junto à Secretaria de Saúde, em realizar a abertura de 60 novos outros vinte. Com isso, de imediato, teremos 40 leitos em pleno funcionamento. Juan Mendes complementou: “Tem mais de 15 pessoas, dentro das UBSs, esperando por um leito de UTI. ”

Sobre o desabastecimento de oxigênio, o secretário afirmou que o Estado faz o monitoramento da demanda. Ele explicou que o risco surgiu a partir da demanda provocada pela abertura de leitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Juan diz que não houve uma pré-consulta por parte do município sobre a capacidade de fornecimento, o que causou essa ameaça.

 

 

“Nós temos um risco de desabastecimento de oxigênio em unidades que utilizam cilindros. Dentro dos hospitais [ do Estado] utilizamos tanques de oxigênio. É uma dinâmica bem diferente de abastecimento. Recebemos na manhã desta segunda-feira 293 cilindros de oxigênio. Adiantamos esses cilindros por uma questão logística, pois eles estariam disponíveis só na terça ou na quarta-feiras. Nós adiantamos com base no planejamento estratégico e tivemos sucesso. Foi uma ação conjunta e pactuada pelo governador Waldez Góes e o senador Davi Alcolumbre. ”

 

O secretário ainda enfatizou que já foi feita uma solicitação de usinas de oxigênio para atender o estado.

 

“Foram solicitadas duas usinas para Macapá, 1 para UPA da Zona Norte e uma para o município de Santana. Essa instalação vai reforçar nossa retaguarda, afastando a possibilidade de desabastecimento”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade