Covid-19: Teste com antígeno é aplicado no Aeroporto de Macapá
Barreira Sanitária identifica passageiros com sintomas e realiza teste rápido. Em caso de exame positivo, paciente é encaminhado para tratamento.

Controle e vigilância de pessoas que chegam ao Aeroporto Internacional de Macapá foi intensificado com uso de teste rápido. O teste de covid-19 com antígeno, mais eficaz do que os demais testes rápidos, ajudará no controle de entrada de passageiros infectadas com o vírus.
No mês de março, 4.124 passageiros foram recebidos pelas equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) com a verificação de temperatura e cuidados quando o passageiro apresenta algum tipo de sintoma. No entanto, como o teste rápido comum atesta positivo apenas após alguns dias de infecção, a introdução do teste com antígeno significa um passo à frente na prevenção.
Os agentes de saúde observam passageiros, e pessoas que transitam pelo aeroporto, com tosse, temperatura elevada ou outros possíveis sintomas de covid-19. Estes indivíduos são convidados para uma avaliação na sala de triagem.
“Na sala de triagem são verificados os demais sinais vitais, como saturação do pulmão, verificação da pressão e posteriormente é realizado o exame do cotonete, se a pessoa aceitar. Muitos passageiros já chegam pedindo para fazer o exame”, declarou Helba Farias, técnica de enfermagem.
Na segunda-feira, 22, foram realizados oito testes, sendo que um foi reagente positivo. A partir desse momento o paciente é orientado sobre os protocolos terapêuticos e de isolamento para a sua recuperação e cuidados para não infectar outras pessoas. Caso esteja com sintomas é conduzido até uma unidade de saúde.
Deixe seu comentário
Publicidade
