Política

Continuação do lockdown fecha supermercados, atacarejos e mercadinhos no fim de semana

A Lei Seca, o toque de recolher e o fechamento dos portos continuam nos próximos 7 dias de lcokdown. As igrejas, embora sejam serviço essencial, terão redução na capacidade de pessoas nos ambientes fechados e também não devem funcionar no fim de semana.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O governador do Amapá, Waldez Góes, apresentou na noite desta quarta-feira (24) um novo decreto dando continuação ao lockdown por sete dias, mas desta vez com medidas mais restritivas, incluindo o fechamento de supermercados, atacarejos e mercadinhos durante este fim de semana.

 

Segundo o governador, há quatro semanas o estado tenta controlar a situação epidemiológica em relação ao novo coronavírus, mas as medidas mais relaxadas, como a Lei Seca e permissão de funcionamento para muitos serviços, não surtiram o efeito desejado.

“As medidas que encerram hoje (24) foram ampliadas. Não fiz isso sozinho, estou desde domingo (21) reunindo com equipes técnicas, empresários, prefeitos, líderes religiosos, Justiça, enfim; a ideia é alinhar as medidas com todos. Portanto, as medidas valem agora para os 16 municípios, não haverá divergências”, frisou Waldez Góes.

 

Com o fechamento dos supermercados, atacadões e mercadinhos durante o fim de semana, as pessoas terão a quinta-feira (25) e a sexta-feira (26) para se organizarem. No sábado (27) e no domingo (28) somente farmácias, postos de combustível, revendedoras de gás e água poderão funcionar.

 

“Será um lockdown com três momentos distintos, para que a população se organize. Sabemos que vem um transtorno social, mas é necessário o endurecimento das medidas neste momento, por isso optamos pelo fechamento total nos 16 municípios neste fim de semana. Durante a próxima semana, retornam algumas atividades relacionadas à alimentação. Como tivemos escutas com vários empreendedores, as atividades que retornarem funcionarão de forma escalonada. Precisamos unir esforços, caso contrário será muito difícil”, falou.

 

Por exemplo: enquanto os supermercados e atacarejos funcionarão das 7h às 13h durante a semana, minibox e mercadinhos atenderão das 13h às 19h. A venda de bebida alcoólica é vedada nesses estabelecimentos, bem como é proibido o funcionamento das lanchonetes, restaurantes e magazines que existam nesses locais.

 

A Lei Seca, o toque de recolher e o fechamento dos portos continuam nos próximos 7 dias de lcokdown. As igrejas, embora sejam serviço essencial, terão redução na capacidade de pessoas nos ambientes fechados e também não devem funcionar no fim de semana.

 

Os serviços que poderão funcionar na semana que vem, serão detalhados nesta quinta-feira (25) após a publicação do decreto no Diário Oficial.


Deixe seu comentário


Publicidade