Governo do Amapá instala sistema de água especial para tratamento de hemodiálise no Centro Covid HU
Além de aliviar a sobrecarga do atendimento específico para nefrologia, a nova estrutura tem capacidade de ampliar a produção de água caso necessário.

O Governo do Amapá instalou na quarta-feira, 24, um novo filtro no sistema de bombeamento de água do Centro Covid do Hospital Universitário (HU) para garantir o teor de qualidade necessário ao tratamento de hemodiálise. A estrutura foi implantada pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e beneficiará os pacientes renais crônicos, evitando a sobrecarga do sistema de filtragem já existente.
A qualidade da água para hemodiálise é diferente do padrão da água potável para consumo humano. Para hemodiálise, o produto não pode conter cloro, flúor e alumínio, que geralmente estão presentes na água potável, mas que podem debilitar o estado de saúde do paciente se usado no tratamento.
O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, detalha que a nova estrutura tem capacidade de ampliar a produção de água caso necessário.
“A qualidade da água usada nos tratamentos de hemodiálise é primordial para a segurança do paciente, por isso, esse sistema vai lapidar a água já potável, de modo que não haja uma sobrecarga no tratamento da água para fins de hemodiálise, além de dar condições de aumento dessa produção, caso necessário”, explicou o gestor.
Atualmente são atendidos 20 pacientes renais crônicos no Centro Covid HU, porém todos os leitos da unidade de saúde possuem estrutura para atender pessoas que necessitem deste tipo de tratamento.
Deixe seu comentário
Publicidade
