Governo do Amapá e prefeitos da região metropolitana alinham decretos
As mudanças dos decretos serão divulgadas na manhã desta sexta-feira (26), após publicação no Diário Oficial do estado.

Railana Pantoja
Da Redação
Após divergências identificadas na manhã desta quinta-feira (25), quando decretos municipais e do estado foram publicados, o Governo do Amapá e os prefeitos Bala Rocha e Antônio Furlan, de Santana e Macapá respectivamente, reuniram-se para alinhar as decisões e evitar confrontos de normativas.
De acordo com o governador Waldez Góes, as diferenças entre os documentos causaram dúvidas na população.
“Nossos decretos não querem diminuir as possibilidades de trabalho dos amapaenses, mas nós precisamos cortar a transmissão do vírus e com isso conseguir desafogar as internações hospitalares, bem como, as mortes. Em regra, as mudanças editadas hoje (25) não são muitas, mas são suficientes para ajustar as ideias. São decisões que não gostaríamos de tomar, mas é uma responsabilidade com a vida de todos. Entendemos perfeitamente todos os lados, inclusive dos empreendedores, mas a situação está difícil”, falou Waldez Góes.
Para o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, a população, estado e municípios precisam estar alinhados para que a pandemia seja controlada no Amapá.
“Governo e prefeituras, Ministério Público e TJAP, estão unidos para unificar um decreto sem que problemas a mais sejam criados, não precisamos disso. Várias reuniões foram feitas, parece fácil, mas são muitas atividades e todas essenciais para quem busca seu sustento, temos essa compreensão. Mas estamos num momento delicado, as estruturas de saúde estão superlotadas, por isso há necessidade de restrições. As divergências foram sanadas e agora os decretos estão idênticos”, frisou Furlan.
O prefeito de Santana, Bala Rocha, também participou da reunião e reforçou que o município seguirá o alinhamento.
“Esse vírus é letal, portanto, desunidos seremos mais fracos. Por isso, optamos o caminho da união para fortalecer nossas ações. Nós que estamos na região metropolitana precisamos de esforços conjuntos, é necessário para sair tão logo da pandemia. Não é um diálogo só nosso com a Justiça, precisamos do apoio da população, tenham o sentimento de enfrentamento coletivo à Covid. Compreendam que o momento é grave e essas medidas são necessárias”, ponderou Bala Rocha.
Segundo o governador, durante a reunião com os prefeitos já foram avaliadas as próximas medidas, inclusive, uma delas seria o adiantamento de feriados após a Semana Santa.
As mudanças dos decretos serão divulgadas na manhã desta sexta-feira (26), após publicação no Diário Oficial do estado.
Deixe seu comentário
Publicidade



