Vacinação para idosos com 68 anos é retomada em Macapá
Subsecretária de Vigilância em Saúde de Macapá, Nayma Picanço, deu detalhes de como irá prosseguir o esquema de vacinação na capital e nos distritos e sobre as faixas etárias que estarão se imunizando nesta semana.

Lana Caroline
Da Redação
Na manhã desta segunda-feira (29), durante o programa Luiz Melo Entrevista (90.9 FM), a subsecretária de Vigilância em Saúde de Macapá, Nayma Picanço, deu detalhes de como irá prosseguir o esquema de vacinação em Macapá e nos distritos da capital e sobre as faixas etárias que estarão se imunizando nesta semana.
Segundo ela, nesta segunda-feira (29), a vacinação estará disponível em drive-thrus na Praça Floriano Peixoto, Estacionamento do Estádio Zerão e na Rodovia do Curiaú. Os idosos da vez são os de 68 anos, que irão se imunizar com a primeira dose da vacina, pois na última quarta-feira (24), dia em que estava marcado para a vacinação desta faixa etária, a chuva forte atrapalhou.
“Teve aquela chuva muito forte na cidade, e tivemos que fechar alguns pontos de vacinação. Não conseguimos vacinar aquele público-alvo. Estávamos vacinando em média, no início da semana passada, 2.000 pessoas, e observamos que ainda tinha muita gente a ser vacinado com 68 anos, por isso voltamos, para resgatar essa faixa etária. Estamos oportunizando esses idosos que não conseguiram tomar a vacina no dia”, explicou Nayma Picanço.
Na terça-feira (30), será a segunda dose de vacinação para idosos de 80 a 84 anos, para que seja completado o esquema vacinal. Na quarta-feira (31), será a vez dos idosos de 67 anos ou mais.
Segundo Nayma, os idosos com idades de 66 e 65 anos, que não foram vacinados na semana passada, serão imunizados, porém foi observado que quase 2.000 pessoas foram vacinadas na semana passada com a metodologia de duas faixas etárias por dia, o que acabou levando as equipes fazerem uma reavaliação para evitar aglomeração.
“A gente reavaliou e vamos fazer a vacinação com mais calma. É melhor fazer com mais calma e ter um número maior de pessoas vacinadas do que passarmos para outra faixa etária e não ter aquele público já com a vacina feita. Sabemos que existe uma ansiedade por parte dos idosos e dos familiares, mas vamos nos reorganizar para fazer com mais segurança e calma, em pontos que não haja aglomeração ”, avaliou.
Para o fim de semana, a vacinação vai depender da chegada de um novo lote de vacinas para imunizar os idosos.
“Se houver a chegada das vacinas, a gente retoma no sábado (3) e domingo (4), mas vai depender da confirmação desse novo lote com mais doses”, afirma Nayma.
Ainda nesta segunda-feira será encaminhado para o distrito da Tessalônica um lote com 100 vacinas, para que idosos de 67 a 79 anos possam ser imunizados. Segundo a subsecretária, essas ações vão ser em conjunto tanto em Macapá quanto nos distritos da capital. Para os acamados, as equipes vão se deslocar até as residências, para garantir essa imunização.
Será montado um cronograma de vacinação oficial, e será divulgado para a população em breve, com as novas datas e faixas etárias.
Deixe seu comentário
Publicidade

