Campanha de vacinação contra a gripe inicia na segunda-feira (12)
Para evitar aglomerações, a recomendação do Estado é que a campanha de vacinação contra a gripe ocorra em pontos diferentes dos postos de vacinação contra a Covid.

Railana Pantoja
Da Redação
A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe inicia na próxima segunda-feira (12) e terá ações até 9 de julho, paralelamente à Campanha de Imunização Contra a Covid-19. Segundo Andréa Marvão, coordenadora de imunobiológicos da SVS/AP, as primeiras doses da vacina contra a gripe serão distribuídas aos 16 municípios neste final de semana.
“Este ano a campanha está dividida por etapas, sendo que a primeira começa na segunda (12) e encerra em 10 de maio. Nesta etapa, estão contemplados os grupos prioritários das crianças de 6 meses a menores de 6 anos idade; gestantes, em qualquer idade gestacional; mulheres com até 45 dias de pós-parto; povos indígenas e trabalhadores da saúde”, explicou a coordenadora.
Segundo Andréa, o Amapá já recebeu o primeiro lote de vacinas contra a gripe para dar início à imunização, no entanto, a quantidade recebida não chega a 30% do que é necessário. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o envio de novos lotes ocorrerá semanalmente e, por isso, municípios receberão sempre juntamente as doses contra a gripe e contra a Covid.
“A gente precisa de mais de 129 mil doses só para a primeira etapa, no entanto, o MS nos encaminhou o equivalente a 37 mil doses, ou seja, 28% do total. Eles nos informaram que as remessas serão encaminhadas semanalmente, e da mesma forma entregaremos aos 16 municípios do estado. Então, municípios vão receber juntamente as duas vacinas, contra a Covid e a Influenza”, detalhou.
Para evitar aglomerações, a recomendação do Estado é que a campanha de vacinação contra a gripe ocorra em pontos diferentes dos postos de vacinação contra a Covid.
“Se possível em locais abertos, quadras de escolas ou salas diferentes das salas de vacinação nas UBSs. É importante que a população, principalmente os pais ou responsáveis, levem os filhos para vacinar. Por conta da pandemia, observamos uma queda muito grande nas coberturas vacinais, mas, quando a criança é levada, ela tem a oportunidade de atualizar toda a caderneta de vacinação”, orientou Andréa.
Para aqueles que tomarão as duas vacinas, da gripe e da Covid, no caso do público adulto desta primeira fase, a coordenadora passa algumas orientações.
“O plano de imunização contra a gripe começou pelas crianças e outros grupos justamente para oportunizar aqueles que não tomaram ainda a vacina contra o novo coronavírus. Mas, temos nesta etapa o trabalhador da saúde contemplado, então, estes devem aguardar 14 dias, no mínimo, para se vacinar contra a influenza. Primeiro ele completa o esquema vacinal da Covid, que é a prioridade, e depois toma a vacina da gripe”,finalizou Andréa Marvão.
Deixe seu comentário
Publicidade

