Cidades

Morre o radialista Ivo Cannuty

Ivo Cannuty, de 52 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (12) na UTI do Hospital São Camilo, em Macapá, após 18 dias de internação. Ele teve insuficiência respiratória decorrente da Covid-19.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

O radialista e cantor Ivo Cannuty de Souza Xavier, de 52 anos, morreu no início da manhã desta segunda-feira (12) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo por insuficiência respiratória decorrente da Covid-19. Ele passou 16 dos dezoito dias de internação intubado.

Ivo foi internado inicialmente na sala vermelha do Centro Covid Santa Inês, ao manifestar os primeiros sintomas mais agressivos do novo coronavírus. Com a evolução da doença ele precisou de UTI, mas o Centro Covid HU, que é referência nesses casos, estava com 100% dos leitos de UTI ocupados.

Amigos e familiares iniciaram uma campanha para arrecadar recursos para interná-lo em hospital particular. Mesmo na rede privada, com a alta de casos, encontrar um leito na Unidade Intensiva era o desafio. Após uma intensa corrida ele foi, enfim, transferido para o Hospital São Camilo.


O quadro clínico foi estabilizado, mas no decorrer dos dias a situação se agravou. Por algumas vezes as equipes médicas o retiraram na posição de pronagem (barriga para baixo) colocando-o na posição de supino (peito para cima), mas houve a necessidade de regressão nos procedimentos, já que não houve a resposta esperada.

No último boletim médico, divulgado às 14h30 de domingo (11) dizia que: “Paciente em estado grave, com instabilidade na pressão arterial (baixa), e com a gasometria abaixo do parâmetro normal. ”

Às 6h da manhã desta segunda-feira a equipe médica anunciou o óbito do radialista. O corpo foi removido para funerária de onde será levado, em cortejo, até a residência da família, no bairro Infraero II, zona norte de Macapá. No retorno haverá uma homenagem por parte dos colegas de trabalho em frente ao prédio do Sistema Diário de Comunicação, no Centro. O sepultamento ocorrerá no cemitério de São José, bairro Buritizal, às 14h.

 

Biografia

Ivo Cannuty de Souza Xavier, ou simplesmente Ivo Cannuty, nasceu no estado do Pará. Ele chegou ao Amapá em 1975. No ano seguinte, iniciou sua carreira como cantor. Ele foi crooner das bandas Santana (Sitio do Abdon – Santana), The Tramp’s, Banda Hum, Banda Impactu’s, Banda Placa, Banda KN9 (Kzan Nery).

Com veia artística latente, Cannuty participou de vários festivais de música popular amapaense e estudantis. Em 1999 Ivo foi sagrado campeão da III edição do Festival de Musica Amapaense com a canção “Vento Norte”.

Já era 1993 quando ele lançou seu primeiro LP solo, chamado Swing Brasileiro. Em 1996 gravou três sambas de enredo de sua autoria no CD da Liga das escolas de Samba do Amapá (Liesa). Ivo Cannuty foi, por 8 vezes, campeão do Festival de Samba de Enredo, sempre representando o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Buritizal, que defendeu como interprete durante duas décadas.

Na década de 1990, ele foi compositor e intérprete de escolas como: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Piratas da Batucada e Piratas Estilizados.Cannuty também atuou como produtor artístico dos CD’s da Liesa por sete edições, além dos DVD’s “Mesa de Bar”e 30 Anos de Carreira.”

Além da música e comunicação, Ivo Cannuty cursou faculdade de Direito obtendo canudo pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap).

Ele deixa a esposa Valéria Cannuty Xavier e três filhas: Brinny, Karol é Júlia Cannuty.

https://www.youtube.com/watch?v=2rfNLDzmfQo


Deixe seu comentário


Publicidade