Santana ingressa ação na Justiça Federal para receber doses de Coronavac
Para tentar completar o ciclo de imunização dos idosos, a Prefeitura de Santana ingressou uma ação na Justiça Federal para que o Ministério da Saúde (MS) envie as doses suficientes para normalizar o cronograma.

Railana Pantoja
Da Redação
Segundo maior município do Amapá, Santana também enfrenta problemas na vacinação contra a Covid-19. Os idosos que precisam tomar a segunda dose da Coronavac ainda não conseguiram, pois não há imunizante suficiente e a remessa recebida nesta semana foi usada como primeira dose.
“Santana está chegando a 15 mil vacinados com a primeira dose, o que nos colocou no topo do ranking de vacinação dos municípios. Mas, temos problemas com a segunda dose, por causa da falta de Coronavac. O Brasil todo foi prejudicado após o Butantan parar a produção, por falta de insumos, que é exportado. Na segunda (26) enviei ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedindo a complementação de quatro mil doses da Coronavac. Ainda não recebemos resposta”, justificou Bala Rocha, prefeito de Santana.

Para tentar completar o ciclo de imunização dos idosos, a Prefeitura de Santana ingressou uma ação na Justiça Federal para que o Ministério da Saúde (MS) envie as doses suficientes para normalizar o cronograma.
“Ingressei hoje (28), para que a Justiça Federal determine ao Ministério da Saúde (MS) o envio e garantia das doses, porque foi o MS que autorizou, lá em março, usar as segundas doses na aplicação da primeira. E aí, as 4 milhões de doses que o Butantan iria entregar em abril e resolveriam esse problema, não chegaram após falta de insumos. Mas, a expectativa é que a produção da vacina retome na próxima semana”, finalizou Bala.
Orientação
Enquanto as doses não chegam para normalizar a vacinação no Brasil, o Plano Nacional de Imunização (PNI) orientou na segunda-feira (26) que os idosos tomem a segunda dose da vacina, mesmo após o prazo do cronograma ter vencido.
Deixe seu comentário
Publicidade
