Cidades

Macapá recebe 10 mil doses da Coronavac nesta sexta, 14

Prefeito Furlan afirma que novos pontos de vacinação serão abertos e drive-thrus funcionarão 24h para encerrar esquema vacinal de idosos e pessoas com comorbidades.


Lana Caroline
Da Redação

 

O Município de Macapá recebe no início da tarde de sexta-feira (14), um lote com 10 mil doses da vacina Coronavac. O recebimento é fruto de uma ação judicial ingressada na 2ª Vara Cível da Justiça Federal, no Amapá, e deferida pelo juiz João Bosco Soares, que determinou ao Ministério da Saúde (MS) o envio imediato do imunizante.

Uma ação similar foi ingressada pelo Município de Santana, na Região Metropolitana, que também foi acatada pelo magistrado. No caso do segundo maior município do Amapá, o número de vacinas que chegam no mesmo voo, nesta sexta, é de 4 mil doses.

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, celebra a conquista e afirma que com essa quantidade, a expectativa é conseguir encerrar o ciclo vacinal de idosos e pessoas com comorbidades que tomaram a primeira dose do imunizante CoronaVac. “Isso é fruto de uma articulação da nossa Procuradoria, que ingressou com uma ação judicial assim que houve o atraso da entrega dos imunizantes. Queremos agradecer a sensibilidade do juiz federal João Bosco, que deferiu a liminar, garantindo as 10 mil doses.”

A prefeitura irá montar um esquema logístico de vacinação para atender a população macapaense, e uma delas e aumentar os horários de funcionamento dos drive-thrus. “A logística é fazer vacinação de 24h nos drives. Vamos montar uma programação especifica e vamos divulgar no site da prefeitura. Iremos dar uma coletiva explicando, com 24h de antecedência, como o sistema irá funcionar para evitar aglomerações, garantindo a segunda dose pra todos que estão com atrasos”, pontuou Furlan.

Além de aumentar os horários de funcionamento dos drive-thrus, serão montados novos pontos fixos de vacinação para que todos possam ser vacinados. “Além da quadra da Igreja Jesus de Nazaré, vamos ter mais dois ou três pontos em quadras de escolas.  Teremos em torno de oito locais para fazer a segunda dose de vacinação. Os drives funcionarão 24h, com equipes revezando de 7h às 13h e de 13h às 19h. Já nos pontos fixos, a ação será apenas durante o dia, por uma questão de logística e segurança.”

 

A vacinação com os imunizantes da AstraZeneca, para profissionais da saúde e pessoas com mais de 18 anos com comorbidades, está sendo aplicada nesta quinta-feira (13) nos pontos de vacinação drive-thru e na quadra da Igreja Jesus de Nazaré. A vacinação com a Pfizer, para deficientes permanentes, está acontecendo nas unidades Congós, São Pedro e Novo Horizonte.

Quanto aos profissionais da educação, o prefeito afirmou que, provavelmente na próxima semana, inicie a imunização deste grupo.

“Já foi aberto o cadastro para profissionais da educação. A ideia inicial era vaciná-los já nesta sexta e sábado. Porém, no sábado não será possível por conta do grande esforço para fazer a vacinação com a CoronaVac. Acredito que em virtude da chegada de novas doses, a vacinação dos profissionais da educação deva ocorrer no inicio da semana que vem, mas vamos informar”, finalizou Furlan


Deixe seu comentário


Publicidade