Cidades

Governo do Amapá recebe mais 24.750 doses de vacinas contra a covid-19

São 14.000 doses de Coronavac e 10.750 de AstraZeneca. Imunizantes começam a ser distribuídos pela SVS nesta sexta, 14.


O Governo do Amapá recebeu mais 24.750 doses de vacinas contra a covid-19 nesta sexta-feira, 14. O governador Waldez Góes acompanhou a entrega das 14.000 doses de Coronavac e 10.750 de AstraZeneca, no Aeroporto Internacional de Macapá. O lote foi um dos maiores já enviados ao estado pelo Ministério da Saúde.

As doses de CoronaVac são para segunda dose (D2) do público em geral, principalmente idosos; já as doses da AstraZeneca são para D2 de trabalhadores da saúde, além de povos ribeirinhos e quilombolas, conforme Plano Nacional de Imunização.

Os imunizantes foram encaminhadas para a Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS), responsável pelo recebimento e armazenamento do lote.

Uma força-tarefa composta pela SVS e por órgãos de segurança será responsável pela distribuição dos imunizantes. A entrenga inicia nesta sexta-feira nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão. As demais 13 cidades receberão as doses a partir de sábado, 15, para que  continuem o cronograma de vacinação.

“Vamos iniciar ainda hoje a distribuição das vacinas, sendo 14.670 doses para Macapá, 4.555 para Santana e as demais serão repassadas aos outros municípios amapaenses. Também enviei um ofício ao Ministério da Saúde solicitando mais vacinas da Coronavac para que os municípios possam realizar a aplicação da segunda dose nos amapaenses que estão em atraso no complemento do imunizante”, detalhou Góes.

Até o momento, o Amapá já recebeu 229.880 vacinas contra o coronavírus. Destas, 149.077 doses foram aplicadas na população, sendo que 103.645 amapaenses já receberam a primeira dose e 45.423 a segunda.

“Estamos no caminho para atingir o nosso objetivo que é imunizar toda a população do Amapá. Com responsabilidade e celeridade, as doses vão chegar em tempo hábil para os 16 municípios. Nosso maior compromisso, neste momento, é salvar vidas” , complementou o governador.

Os locais de vacinação, assim como a aplicação, são de responsabilidade das prefeituras.

 


Deixe seu comentário


Publicidade