Cidades

SVS alinha ações em municípios afetados pelas cheias dos rios no Amapá

Missão foi realizada no município de Laranjal do Jari, na região Sul do Amapá, e segue para Oiapoque, no extremo Norte do estado.


Lana Caroline
Da Redação

 

Na manhã desta segunda-feira (24), durante entrevista ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista, o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Dorinaldo Malafaia, fez um detalhamento sobre o alinhamento de ações traçadas para garantir assistência às famílias atingidas pela cheia no município de Laranjal do Jari, na região Sul do Amapá.

Segundo Dorinaldo, o papel inicial das equipes para auxiliar às famílias atingidas pelas cheias dos rios foi instalar a Sala de Situação em Saúde. “Essa sala é onde temos o monitoramento de casos e todo o acompanhamento das famílias atingidas. A equipe do município está cuidando e tratando disso, e nós estamos monitorando tudo pela SVS.”

Ao todo, segundo o superintendente, 7.093 famílias, de Laranjal do Jarí, foram atingidas indiretamente com as cheias dos rios, sendo que quatro famílias ficaram desabrigadas e 28 desalojadas. Muitos munícipes testaram positivo para Covid-19. “Fizemos também testagens, pois precisamos fazer uma triagem com todos para saber se tem alguma pessoa assintomática ou sintomática. Encontramos pessoas contaminadas pela covid-19 e tivemos que fazer todo tratamento e cuidado dessa pessoa e das que ela teve contato”, afirmou Malafaia.

Ainda nesta semana, Dorinaldo informou que a mesma equipe que foi até Laranjal do Jarí vai para o município de Oiapoque. “Essa semana vamos com a mesma comitiva do governo para a região do Oiapoque. As enchentes também estão acontecendo por lá, e vamos fazer o acompanhamento de Vila Brasil e o a área do Caciporé”.


Deixe seu comentário


Publicidade