Cidades

Jovens são maioria em leitos de UTI no Amapá. SVS se posiciona sobre variante indiana da Covid

Dorinaldo Malafaia (SVS) diz que pessoas mais jovens estão ocupando mais leitos clínicos e de UTI nos hospitais e ainda alertou sobre a nova variante indiana do novo coronavírus.


Lana Caroline
Da Redação

 

Na manhã desta segunda-feira (24), o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Dorinaldo Malafaia, falou sobre o aumento de mortes no Amapá causadas pela Covid-19. Segundo ele, na manhã desta segunda-feira (24) seria fechado o boletim epidemiológico da semana para detalhar sobre os casos da doença. Ele também explicou sobre as taxas de transmissão do vírus. “Estávamos com uma redução nas taxas de transmissão. Nosso índice estava em 0,97%. Essa taxa de transmissão é sempre recomendada ser mantida abaixo de 1. Quando você ultrapassa 1, já entramos num processo de alerta muito maior. Nossa tentativa nossa é sempre manter baixo esse índice”, exclamou Malafaia.

Sobre as aglomerações ocorridas aos finais de semana, principalmente na capital, Dorinaldo explica que a falta de consciência da população é o que faz serem tomadas medidas mais rígidas de segurança, como por exemplo, o lockdown, e ainda acrescenta que muitas pessoas, com idades entre 29 a 49 anos, estão em maior quantidade em leitos clínicos e de UTI.


“A questão da permanente negligência das pessoas é que nos obriga a ter medidas incisivas. Elas, todo tempo, nos desafiam. Infelizmente, uma boa parte da população não tem nenhum tipo de medo e não percebe que existe o perigo e o risco. Pessoas mais novas são as que passam mais tempo internadas e sofrem muito. Infelizmente, um percentual delas acaba morrendo.”

Sobre a nova variante indiana, já com registros de suspeita no estado do Pará, Malafaia afirmou que o governo reforça o controle nas regiões de fronteira para evitar, ao máximo, a entrada de pessoas contaminadas com a nova variante.


Deixe seu comentário


Publicidade