Secretária revela baixa procura por atendimentos na Unidade Móvel Saúde da Mulher
Karlene Lamberg afirma que poucas mulheres procuraram a unidade de saúde móvel para atendimento, e que casos de câncer de colo de útero são de grande incidência no município.

Lana Caroline
Da Redação
A Unidade Móvel Saúde da Mulher retomou atividades após um período de suspensão para reforças. A unidade entrou em operação no dia 28 de maio, quando foram comemorados o Dia Internacional Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. A primeira agenda de serviços acontece pelos próximos 60 dias no bairro Marabaixo III, zona Oeste da capital.
A secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, afirmou que a ideia é levar atendimento aos bairros e comunidades mais distantes das unidades fixas de saúde. “Estamos adotando um gabinete itinerante. Estivemos sondando vários bairros e distritos e percebemos extensas áreas ‘descobertas’. Esses núcleos ficam distantes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também não recebem a cobertura do Programa Estratégia Saúde da Família. Então, queremos levar atendimento a esses bairros e comunidades distantes. Escolhemos o bairro Marabaixo III e levamos a Carreta da Mulher que vai promover atendimento das mulheres, sobretudo, das grávidas”, destacou
Durante 60 dias serão oferecidas consultas ginecológicas, exames de PCCU, ultrassonografias e testes rápidos para sífilis, HIV, Hepatite B e C. Para qualquer atendimento é necessária a apresentação do cartão do SUS. Para as ultrassonografias, é pedido um encaminhamento médico, que pode ser obtido na própria carreta após a consulta. A unidade está ao lado do terminal rodoviário e atende de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 17h.
A secretária afirmou que nesta segunda-feira (31), foram realizadas 15 ultrassonografias e que pretende aumentar esse número de procedimentos. “Convocamos todas as mulheres a procurarem a unidade de saúde, pois estamos tendo uma baixa procura. Sabemos que os casos de câncer de colo de útero são de grande incidência no município. Estamos convocando as mulheres dos bairros Marabaixo I, II, III VI, para fazer seus exames e suas consultas, além de bairros vizinhos”, concluiu.
Atendimentos na Unidade Móvel Saúde da Mulher
Segunda a sexta-feira, 8h às 12h e 14h às 17h
· Consultas ginecológicas
Documentos necessários: cartão do SUS e RG
· PCCU na Carreta da Mulher
Documentos necessários: cartão do SUS e RG
· Testes rápidos HIV, sífilis, hepatites
Documentos necessários: cartão do SUS e RG
· Ultrassonografia transvaginal
Documentos necessários: cópia do cartão do SUS, RG, comprovante de residência com CEP, encaminhamento médico (original)
· Encaminhamento de mamografia
Documentos necessários: cópia do cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência com CEP, encaminhamento médico (original), telefone para contato.
Deixe seu comentário
Publicidade

