Prefeitura de Macapá nega falta de testes rápidos para Covid nas UBSs
Secretária de saúde do município, Karlene Lamberg, informou que a capital passará a ofertar teste rápido somente do tipo antígeno.

Railana Pantoja
Da Redação
A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esclareceu as dúvidas da população em relação à falta de testes rápidos nas UBSs Covid da capital.
“Levei meu filho para fazer o teste da Covid, chegando à UBS Lélio Silva não tinha teste pra fazer, de nenhum tipo. Fizeram toda a ficha médica dele, mas, na hora de detectar o vírus não tinha exame”, reclamou Inácio, que procurou atendimento em UBS Covid.
Segundo a secretária Karlene Lamrberg, o que está ocorrendo é uma transição do tipo de teste ofertado, e não a falta: “A sorologia, que é realizada com a coleta de sangue na veia, está sendo ofertada normalmente por um laboratório. O que nós estamos tirando de circulação é aquele teste rápido com coleta de sangue no dedo, porque ele já se mostrou um teste ineficaz. Estamos substituindo este teste pelo que tem a tecnologia de antígeno, feito no nariz”, explicou a secretária.
De acordo com Karlene, o teste rápido realizado com coleta de sangue no dedo tem dado resultados equivocados após a vacinação da população: “Tem dado muito falso positivo ou falso negativo. As pessoas vacinadas têm anticorpos, então, acabam fazendo o teste e recebendo um IGM ou IGG. Para evitar essas dúvidas, estamos trocando pelo teste do tipo antígeno, que é quase 100% assertivo na detecção do vírus”, finalizou a secretária.
Deixe seu comentário
Publicidade

