Heraldo Almeida

Conheça a música tradicional


A música tradicional, também chamada de música folclórica, é o conjunto de canções tradicionais de um povo. Tratam de quase todos os tipos de atividades humanas e muitas destas canções expressam crenças religiosas ou políticas de um povo ou descrevem sua história.

As canções tradicionais lendárias são geralmente de origem remota e têm caráter poético. São exemplos disso as baladas inglesas da Idade Médi e do Renascimento e os spirituals dos afro-americanos. Fruto de transmissão oral, a música tradicional sofre evolução e é permeável aos contatos e influências culturais do exterior.

O termo música tradicional/folclórica tem origem no século XIX, mas muitas vezes é aplicada a música que é mais antiga do que isso. Alguns tipos de música tradicional também são chamados de música do mundo. A música tradicional tem sido definida de várias maneiras: como música transmitida oralmente, música com compositores desconhecidos, ou música realizada por costume durante um longo período de tempo. Foi contrastada com estilos comerciais e clássicos.

A música tradicional é a música que representa uma comunidade e pode ser cantada ou tocada por pessoas que podem ou não ser músicos treinados, usando os instrumentos disponíveis para eles. À medida que os tempos mudaram, a música progrediu para refletir os tempos. Muitas das antigas canções de trabalho e de protesto ainda são cantadas hoje, embora com novos versículos que foram adicionados para refletir o contexto em que as músicas foram ressuscitadas. (pt.wikipedia.org/wiki).

 

*****************************

 

BANDOLIM: É um instrumento musical de cordas no formato semelhante a uma pêra, podendo ter as costas abauladas ou retas. Da família dos cordofones, possui cordoamento duplo, ou seja, quatro pares de cordas e sua afinação é da mesma forma que o violino: Sol, Ré, Lá, Mi.

 

*****************************

Sim, é como a flor
De água, ar, luz e calor
O amor precisa para viver
De emoção e alegria
Mas tem que regar todo dia
A Cor do Som

*****************************

 

Cinema
A partir deste sábado (19), o filme amapaense ‘Açaí’ estará no repertório do catálogo da Wolo TV, que é uma plataforma de streaming direcionada para a diversidade da produção brasileira.
O diretor do filme, André Cantuária (amapaense), diz que essa é mais uma conquista para o cinema amapaense. Acesse o site da Wolo e confira.

 

Luto
O carnaval brasileiro perde mais um ícone da passarela. Morreu no início da tarde, desta sexta (18), no Rio de janeiro, o mestre Laíla, o maior diretor de carnaval do país. Aos 78 anos de idade, Laíla morreu de Covid-19.

 

Revolução
Mestre Laíla foi de uma importância fundamental para o avanço do carnaval brasileiro. Criou e mudou conceitos de desfile, direção, quesitos, liderança, revolucionou e outras qualidades. Descanse em paz, mestre.

 

‘Almas de Plástico’
Título da nova música do cantor e compositor, Naldo Maranhão em parceria com Zeca Tocantins, já no repertório do novo disco.

 

Guitarra
Maestro Manoel Cordeiro vai gravar o clipe da música ‘Deixa a Guitarra te Levar’, com participação de Felipe Cordeiro, Chimbinha, Bia Villacham. Com imagens do filme Açaí, do diretor André Cantuária. Lançamento em breve.

 

Fineza
Músico Luiz Milhomem gravou a música ‘Mal de Amor’ com um arranjo próprio de guitarra dando um toque de fineza na obra.
Ele é filho do cantor e compositor Val Milhomem, autor da canção que compôs com seu parceiro fiel, poeta Joãozinho Gomes.

 

‘Fábrica de Festa’
Poetinha Osmar Júnior lança mais um projeto para sua carreira musical, o ‘Fábrica de Festa’. A ideia é destacar o ritmo brega, sua força e importância como uma das maiores culturas musicais do Brasil, com criação da região norte, mais precisamente do Pará.
“Temos uma fábrica, uma indústria, um movimento brega que envolve milhares de pessoas. Boa parte da população é simpatizante do brega, porque existe a dança e o povo nortista é de expressão indígena, negra e sua necessidade de se expressar é intensa”, disse o artista.