Curados da covid festejam altas em Macapá
Equipes da assistência fazem danças com música e interagem com pacientes que se despedem. Unidade tem se tornado referência no enfretamento ao covid

Por Hélmiton Prateado
O Centro Covid-19 Zona Norte de Macapá tem alcançado os maiores índices de cura da covid e inovado na humanização do tratamento com os pacientes. A tradicional festa nas altas é motivo de festa para as equipes dos pacientes curados e das equipes da assistência. A unidade da Secretaria Estadual de Saúde tem apenas leitos de Unidadse de Tratamento Intensivo para atender pacientes com diagnóstico positivo de covid que inspirem mais cuidados.
Somente na última semana foram 15 altas de pacientes que estavam internados na UTI da unidade e todos receberam atenção especial quando foram liberados para tratamento semi-intensivo. Alguns foram até intubados e a saída do tratamento intensivo é motivo de festa.
Selma do Nascimento Viegas, moradora de Santana, foi uma das vencedoras a receber alta na unidade da Zona Norte na última sexta-feira, 18. Aos 51 anos e internada após diagnóstico positivo ela festejou muito com técnicos, enfermeiros e médicos quando teve autorização para ir embora continuar a recuperação em um leito semi-intensivo.
A diretora-geral do Centro Covid Zona Norte, Gisela Cezimbra, lembra que a marca das equipes é um tratamento humanizado. “Há uma preocupação de todos os envolvidos no processo de enfrentamento ao covid que é acolher e dar atenção individual aos pacientes. Esse calor humano é uma estratégia importante para fortalecer nossos pacientes a lutarem para vencer esse mal”, frisa.
Com os leitos de UTI sempre procurados para internações as equipes se revezam para manter o moral em alta e renovarem as forças no cuidado aos pacientes. “Temos por meta darmos um tratamento sempre humanizado para nossos pacientes. Isso é um importante diferencia e esses profissionais serão sempre lembrados por isso”, finaliza a diretora.
Deixe seu comentário
Publicidade



