Polícia

PF reprime tráfico de drogas sintéticas na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa

Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência, com o objetivo de combater o tráfico de drogas sintéticas na região.


Railana Pantoja
Da Redação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta (25) a Operação Douce Iliusion, no município de Oiapoque/AP, extremo Norte do estado, fronteira com a Guiana Francesa. Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência, com o objetivo de combater o tráfico de drogas sintéticas na região. Esses entorpecentes são provenientes, sobretudo, da Guiana Francesa e Suriname e adentram em território nacional em pequenas embarcações.


Investigações iniciadas na Polícia Federal apontam que um cidadão brasileiro, residente em Oiapoque, seria o principal fornecedor das drogas sintéticas em festas que ele mesmo promove no município. Alguns desses eventos ocorrem em casas noturnas e também em locais clandestinos, ignorando-se, inclusive, as restrições de saúde pública no período de pandemia.
A ação busca levantar mais elementos relacionados à prática delitiva, bem como identificar possíveis participantes em outros municípios do Estado. Os envolvidos no esquema podem responder por tráfico internacional de drogas, com pena de reclusão que pode chegar à 25 anos.

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas é prevista em lei e, anualmente, ocorre no período de 21 a 25 de junho. São realizadas diversas atividades por todo o Brasil voltadas à temática das drogas, sempre tendo como premissa principal de que a prevenção é a medida mais eficiente para combater o problema.

O nome da operação, Douce Illusion, trata-se de uma expressão francesa em alusão às drogas sintéticas que são conhecidas como “doce” e trazem uma sensação ilusória de bem estar.


Deixe seu comentário


Publicidade