Governo oferta qualificação profissional para bolsistas do Amapá Jovem em Laranjal do Jari
Governo oferta qualificação profissional para bolsistas do Amapá Jovem em Laranjal do Jari

Governo do Amapá qualificou 11 bolsistas do Programa Amapá Jovem para as áreas de psicultura – criação de pescados – e filamento de peixes. Com o objetivo de incentivar a atuação de jovens no setor produtivo e mostrar a eles os caminhos que podem trilhar, a qualificação fez parte da Feira Itinerante do Produtor realizada em Laranjal do Jari, nos dias 1º, 2 e 3 de julho.
LEIA MAIS: Feira Itinerante do Produtor Rural movimenta mais de R$67 mil em Laranjal do Jari
Uma das participantes foi a bolsista Arleiticiane Santos, 20 anos, que decidiu fazer o curso por curiosidade.
“Tinha curiosidade em saber o processo de criação de peixes e no curso aprendi o passo a passo, desde o berçário, alimentação, controle de água, tudo até que o peixe esteja pronto para corte”, disse a jovem.
O bolsista, Weslley Messias, 17 anos, foi em busca de aprendizado para investir no mercado de trabalho.
“A piscicultura é uma área que está crescendo muito e eu quero aprender, pois vai me ajudar na busca por um emprego ou até mesmo para empreender na área”, informou Messias.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Secretaria de Políticas para a Juventude (Sejuv).
Para o secretário da SDR, Janer Gazel, integrar a qualificação profissional na programação da Feira Itinerante é uma forma de ampliar o público atendido.
“Destinamos parte das vagas dos cursos para os bolsistas do programa Amapá Jovem, pois acreditamos que podemos estimulá-los para atuar no setor produtivo”, disse o gestor.
Para o secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, a integração dos órgãos é fundamental para o fortalecimento do Amapá Jovem, cumprindo a transversalidade do programa, que atende jovens de diversos segmentos.
“Estamos investindo na qualificação profissional dos nossos jovens em diversas áreas, uma delas é no setor produtivo. Criamos oportunidades não só na capital, mas também para aquele jovem que quer realizar seus sonhos no município de origem. Investir nele é também contribuir para o desenvolvimento econômico dessa região”, afirmou o gestor.
A Feira Itinerante em Laranjal do Jari movimentou R$ 67.520 e beneficiou 20 produtores que tiveram o apoio do Governo para o escoamento da produção agrícola e artesanal.
Deixe seu comentário
Publicidade
