Médico cria projeto para levar saúde às aldeias indígenas do Amapá
Projeto voluntário surgiu com intenção de levar saúde e identidade indígena à região fronteiriça de Oiapoque.

Lana Caroline
Da Redação
O médico e professor de medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Alceu Karipuna, criou o projeto social Akari. O objetivo é levar identidade indígena e, também, saúde para as comunidades na região de Oiapoque, no extremo Norte do estado do Amapá. Segundo ele, havia há muito tempo a vontade de cuidar e levar assistência às populações indígenas daquela região.
“Em meio à pandemia eu fiquei inquieto e desde então começamos o projeto. A nossa ideia não é ocupar espaços de responsabilidade pública, só viemos complementar espaços que muitas vezes não são visualizados”, afirmou o médico.
O projeto surgiu em abril de 2021 e conta atualmente com 35 colaboradores de várias áreas (saúde, educação, jurídica). A ideia inicial é a valorização da cultura e suas peculiaridades. A premissa é levar conhecimento, criando diálogos sobre a conservação dos costumes e medicamentos tradicionais da comunidade. “As comunidades, neste período de pandemia, levaram um choque, mas, através de seus conhecimentos medicinais, conseguiram combater os sintomas do vírus”, afirmou Dr. Alceu.
Para difundir e dar maior visibilidade ao projeto foi criado um perfil no Instagram (@projetoakari) onde as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre as ações e até mesmo colaborar com os profissionais envolvidos na missão solidária.
Deixe seu comentário
Publicidade

