Cidades

Centro Covid Zona Sul usa jogos de palavras para diminuir estresse de pacientes internados

A coordenação multiprofissional da unidade cria sempre alternativas para dar momentos de alegria e descontração para os pacientes e reduzir a ansiedade de quem luta contra a infecção.


Por Hélmiton Prateado

 

Os pacientes internados no Centro Covid-19 Zona Sul, em Macapá, estão experimentando novidades agradáveis a cada semana. A coordenação multiprofissional da unidade cria sempre alternativas para dar momentos de alegria e descontração para os pacientes e reduzir a ansiedade de quem luta contra a infecção.

Na última segunda-feira, 12, na enfermaria do hospital, a equipe multidisciplinar ofereceu passatempos variados como caça-palavras e palavras cruzadas para que os pacientes pudessem exercitar a mente e distrair em seus leitos.

A psicóloga Clísia Ribeiro coordenou a distribuição de atividades entre os pacientes. “As palavras cruzadas são utilizadas diariamente, fazendo com que o mesmo trabalhe sua concentração no seu processo de internação, e o resultado tem sido positivo, os pacientes apresentam melhoras e conseguem relaxar, distrair e até mesmo interagir com a equipe que está ali aos seus cuidados”.

A rotina cansativa de uma unidade hospitalar é citada como fator de estresse pelos profissionais. A pandemia da Covid-19 colocou pacientes e profissionais da saúde em situação ainda mais cansativa e todos os meios são usados para reduzir a rotina de exames, fisioterapia, medicamentos, procedimentos invasivos e outras medidas causadores de ansiedade.

Para a paciente Marly Gomes da Silva, a atividade é alegre e ajuda a passar o tempo. “A gente distrai a mente, fazendo com que não tenha crises de ansiedade e de pensamentos negativos”, relata.

Maria Valdina Braga Fonseca, também internada na unidade, diz que a caça-palavras faz com que todos mantenham a distração e reduzam a tristeza. Ela esteve internada na UTI e luta para recuperar as forças após e receber alta logo. “Vamos usando coisas assim para ver o tempo passar”.

A diretora do Centro Covid-19 Zona Sul, Marcela Castilho frisa que todos na unidade são comprometidos com um serviço de qualidade, além de ser focado no bem estar e segurança dos pacientes. “Nossa meta é prestar uma atenção à saúde de resultados e altamente humanizada”, finaliza.


Deixe seu comentário


Publicidade