Cidades

Prefeitura de Macapá instala tendas e banheiros químicos na Rampa do Açaí

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, anunciou que em breve será iniciada a obra do Porto do Açaí e da Casa do Açaí.


Railana Pantoja
Da Redação

A Prefeitura de Macapá entregou na manhã desta quinta-feira (5) quatro tendas e dois banheiros químicos que foram instalados na Rampa do Açaí, na orla do bairro Santa Inês. O local é muito movimentado durante a madrugada e começo da manhã, pois, é o ponto de desembarque dos ribeirinhos que vendem açaí.

“Esses trabalhadores precisavam de dignidade, há anos estavam no sol e na chuva trabalhando. Hoje é o início de um projeto: a construção do Porto do Açaí aqui, na rampa do Santa Inês. Aproximadamente 23 toneladas de açaí entram por aqui. Além disso, a cadeia produtiva do fruto sustenta 30 mil famílias em nossa cidade, ou seja, o açaí gera renda e emprego”, celebrou o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

Segundo o prefeito, o açaí é a base alimentar de grande parte dos macapaenses, por isso, precisa de investimento em toda a cadeia produtiva. “Criamos o Setor Produtivo do Açaí, trouxemos palestrantes para falar do manejo do açaí de várzea, plantação do fruto em terra firme; então, realmente temos que investir, para buscar o desenvolvimento socioeconômico de Macapá”, frisou.

Além das tendas e banheiros químicos instalados no local, a prefeitura colocou uma placa com a letra da música “Sabor Açaí”, de Nilson Chaves, na rampa. Na mesma placa, um QR Code direciona os frequentadores para uma página com informações sobre o fruto.

“Na placa tem todas as informações sobre o açaí e sua árvore, basta abrir a câmera e passar o leitor de QR Code. A entrega das tendas e banheiros é uma forma de dar melhoria para os trabalhadores que aqui atuam, sem dúvidas, mas também buscamos já fomentar o turismo na região, por isso colocamos a placa. Os próximos passos são a construção do Porto do Açaí e da Casa do Açaí, esta última servirá para formar batedores de açaí”, finalizou o subsecretário de Mobilização Popular (Semop), Emanuel Bentes.


Deixe seu comentário


Publicidade