Cidades

200 dias de vacinação: Macapá usou 75% das doses de imunizantes recebidas

Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aguarda reunião com o Ministério da Saúde e o estado para preparar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade.


Railana Pantoja
Da Redação

 

A Prefeitura de Macapá completou nesta sexta-feira (6) 200 dias de campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital. Marcando este período de imunização, Macapá vacinou neste dia o último grupo integrante dos adultos: pessoas com 18 anos.

“Em relação a tudo que recebemos, temos executado 75% das doses. Já a cobertura dos grupos prioritários, com a D1, é de 76%, e de 27% com a D2. Levando em consideração a população vacinável, a partir de 18 anos, a cobertura com a primeira dose (D1) é de 53%, e de 17% com a segunda dose (D2). A gente tem avançado com os grupos. Por exemplo, no caso dos idosos, nós fechamos com 85% deles vacinados e isso foi nítido no índice de internações e óbitos desta faixa etária”, celebrou Nayma Picanço, subsecretária de Vigilância em Saúde.

 

Para o prefeito Antônio Furlan, o momento é de comemoração, por ter os resultados da vacinação refletindo positivamente nas unidades de saúde, e de agradecimento a todos os profissionais que integram a campanha e fazem acontecer.

 

“É uma campanha extraordinária em todo o mundo e aqui não foi diferente. São 200 dias de um trabalho que ‘varou’ a noite muitas vezes, como nos dias em que fizemos 30h de vacinação. Conseguimos isso com a participação dos nossos profissionais e voluntários, que hoje (6) fizeram chegar ao público de 18 anos. Essa campanha refletiu no número de casos, pacientes internados e óbitos, integrando um conjunto de ações da Prefeitura”, avaliou.

 

Agora, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aguarda reunião com o Ministério da Saúde e o estado para preparar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade, já que é permitido imunizar este público após o ciclo dos adultos ser fechado.

“Hoje, atendendo a população de 18 anos, encerramos a primeira fase da campanha. Foi difícil, erramos e aprendemos, mas conseguimos até ser a segunda capital que alcançou este público. Para os adolescentes de 12 a 17 anos, já estamos com pré-cadastro para aqueles que têm comorbidades. Até agora são 505 inscritos, estamos somente aguardando o Ministério da Saúde (MS) informar qual a vacina devemos utilizar com esse grupo para dar início”, explicou a secretária de saúde da capital, Karlene Lamberg.

 

Repescagem

Neste sábado (7), uma grande ação de repescagem será realizada na capital para quem tem idade a partir de 18 anos e perdeu o prazo para tomar a 1ª dose; e para quem está no período de recebimento da 2ª dose. Os horários e locais de vacinação estão disponíveis a seguir.

 

D1 para pessoas de 18+  e D2 da Pfizer

A primeira dose da vacina para pessoas de 18 ou mais estará disponível das 9h às 15h nos pontos de vacinação da Unifap, Ifap, Ueap, Shopping Macapá e Amapá Garden Shopping.

 

As pessoas também podem procurar as UBSs Pedrinhas, Rosa Moita, Novo Horizonte, Álvaro Corrêa, Pacoval, Raimundo Hozana e São Pedro, das 8h às 13h. Nesses mesmos pontos, também estarão aplicando a 2ª dose da Pfizer para quem está com vencimento na carteira.

 

D2 de CoronaVac

Quem está com prazo de vencimento do imunizante CoronaVac poderá encerrar o ciclo de imunização nos pontos de drives-thru localizados na praça Floriano Peixoto, Estádio Zerão, Rodovia do Curiaú e Marabaixo, além da quadra da Igreja Jesus de Nazaré. O horário é das 9h às 15h.

 

D2 de Astrazeneca

O imunizante da farmacêutica Oxford/Astrazeneca estará disponível das 8h às 13h nas UBSs Cidade Nova, Brasil Novo, Marabaixo e Fazendinha. É necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação com indicação da 1ª dose.

 

D1 e D2 para gestantes

Gestantes que ainda não receberam a primeira dose da vacina e mulheres que estão no prazo de recebimento da D2 podem ir até a UBS Leozildo Fontoura no horário de 8h às 13h.

 

Lembrando que a gestante que recebeu a primeira dose da Astrazeneca, que foi suspensa para esse grupo seguindo recomendação do Ministério da Saúde, realizará intercambialidade de dose para completar o seu ciclo de imunização.

https://www.youtube.com/watch?v=7Ztx_KZRp8c


Deixe seu comentário


Publicidade