Freteiros reclamam que obra da praça Jaci Barata dificulta tráfego
Para facilitar os trabalhos, a Secretaria de Obras de Macapá (Semob) informou que precisou fechar a rua que dá acesso ao espaço.

Railana Pantoja
Da Redação
A praça Jaci Barata, na orla da cidade e nas proximidades do Igarapé das Mulheres, está passando por reforma. E para facilitar os trabalhos, a Secretaria de Obras de Macapá (Semob) informou que precisou fechar a rua que dá acesso ao espaço.
“É uma obra robusta, que vai trazer benfeitoria tanto para o turismo, quanto para a movimentação da região. Fechamos a via não para atrapalhar o fluxo, mas sim para preservar a segurança de todos, pois, usamos máquinas pesadas. Além disso, a obra tem andamento mais rápido com o fluxo restrito aos trabalhadores e maquinário”, explicou Cássio Cruz, secretário de Obras.
Mas, interditar o trânsito nesse trecho virou motivo de reclamação para os barqueiros e freteiros, trabalhadores que comercializam frutas e outros alimentos no Igarapé, diretamente das embarcações que chegam das regiões ribeirinhas.

“O porto precisa muito dessa rua. Essa cerca está trazendo transtornos para pessoas que aqui trabalham e para quem precisa embarcar ou desembarcar mercadoria. Onde é o ponto de embarque, os barqueiros não estão podendo utilizar, por causa da cerca. Está nos prejudicando muito, infelizmente. Não somos contra a obra, a gente só queria que liberassem a rua. A outra via que abriram é muito inclinada, não dá pra subir empurrando carrinho”, pediu o trabalhador Antônio Brito.
Segundo a Semob, a solução encontrada para amenizar os transtornos foi abrir uma via de acesso ao lado da praça, subindo para a avenida Fab e passando ao lado da residência oficial do governador. “É justamente para compensar esse transtorno que a obra está trazendo, pedimos a compreensão da população. Abrimos a extensão da avenida Fab para que houvesse esse fluxo de carros na região do Igarapé das Mulheres. Como os trabalhadores ainda se sentem lesados, vamos mandar novamente a equipe técnica verificar o que pode ser melhorado”, finalizou o secretário.
A expectativa é que a obra seja finalizada até dezembro de 2021. Até lá, a alternativa para quem precisa chegar ao Igarapé é pegar a extensão da avenida Fab ou a rua Rio Tefé.
Deixe seu comentário
Publicidade



