Cidades

I Fórum de Inovação reunirá entidades da agricultura para implantação de polos produtivos no Amapá

O evento tem como objetivo ampliar o debate entre pesquisa, extensão e produtor, visando subsidiar a formulação de políticas públicas de desenvolvimento do agronegócio.


A implantação de polos produtivos de fruticultura, café, cacau e pimenta-do-reino na região centro-oeste do Amapá será o tema do I Fórum de Inovação – O Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá.
O evento será realizado pelo governo amapaense, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com federações de Agricultura do Amapá e do Pará, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira/PA (Ceplac/PA) e a Embrapa, nos dias 12 e 13 de agosto.
O Fórum tem como objetivo ampliar o debate entre pesquisa, extensão e produtor, visando subsidiar a formulação de políticas públicas de desenvolvimento do agronegócio de base familiar. Haverá palestras, painéis e debates, e um dia de campo, que ocorrerá no município de Porto Grande.
De acordo com o gestor da SDR, Janner Gazel, a intenção do fórum é mostrar e incentivar o agricultor do Amapá a entrar neste meio produtivo. “O cacau e o café são produtos que apresentam excelente valor de mercado e a região apresenta boa características para a produção, por isso, vamos estimular essa atividade a princípio nestes locais”, destacou.
Durante o encontro será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre SDR e Ceplac/PA, que repassar ao Amapá cerca de 200 mil mudas de cacau e, posteriormente, absorverá a produção local, já que o estado vizinho é o maior produtor de cacau do Brasil.
“Estaremos lançando amanhã (12) o programa Amapá Cacau, fruto de cooperação com a Ceplac/PA. Queremos mostrar para o agricultor familiar o potencial que temos na nossa região, especialmente de Porto Grande até Serra do Navio. O momento que vivemos é único e por isso estamos buscando deixar um programa pronto para atender e dar suporte técnico na produção do estado”, frisou.

 

 

Programação

Dia 12 (quinta-feira)

Local – Embrapa/AP (Auditório Silas Mochiutti)

8h30 – Abertura

9h15 – Painel 1: Cacauicultura no Estado do Amapá: Potencialidade e limites – Pesquisador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira/PA (Ceplac/PA), Fernando Antônio Teixeira Mendes.

9h45 – Painel 2: Cafeicultura no estado do Amapá: Potencialidade e limites – Pesquisador da Embrapa (RO) – João Maria Diocleciano.

10h15 – Painel 3: Fruticultura na região Centro-Oeste do Amapá – Analista da Embrapa/AP, Jackson Araújo.

10h30 – Intervalo

10h50 – Legitimação: Debate e conclusões com a plenária.

11h40 Encerramento e assinatura do documento do Fórum.

 

Dia 13 (sexta-feira)

Local – Colônia Agrícola do Matapi (Linha C) – Porto Grande

7h30 Recepção e formação dos grupos – Local: Sede da Cooperativa dos Produtores Rurais do Matapi.

8h30 – Visita dos grupos a propriedades da Linha C

11h30 – Reunião dos grupos e avaliação das visitações. (Sede da Coorperativa)

12h – Encerramento


Deixe seu comentário


Publicidade