Dia do Estudante: como escolher uma profissão?
Especialista dá dicas para ajudar na escolha dos estudantes

O momento de escolher uma carreira costuma gerar muitas dúvidas, medos e incertezas nos jovens, principalmente naqueles que acabaram de sair do ensino médio. Dados de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), feita em 2020, revelou que a taxa de desocupação entre as pessoas de 18 a 24 anos de idade é de 29,8%, reflexo dessa dificuldade na escolha de uma carreira que tem afinidade.
O psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da faculdade Fama Macapá, Renan Corrêa Santos, conta que a preocupação e dificuldade de escolha é completamente normal, pois envolve diversos fatores. “O que pode contribuir para essa dúvida, são situações que o estudante tem afinidade com várias atividades, e essa variabilidade faz ficar com medo da decisão a ser tomada. O estudante tem e vai ter várias oportunidades para ir à área que se sente bem, mesmo depois da decisão tomada, basta querer fazer acontecer”, pontua o especialista.
Além desses fatores, existe uma preocupação extra que costuma afetar muitos jovens: a interferência da família. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn apontou que 26% dos entrevistados confirmaram a pressão familiar na escolha da profissão. O especialista alerta que essa cobrança dos pais não faz bem para os para os filhos. “Há uma crença, o pensamento da profissão que dá dinheiro. Esta preocupação dos familiares com essa decisão do estudante é normal, querer o bem para os filhos e parentes. No entanto, eles esquecem o que faz o estudante ser bem-sucedido é fazer o que ama, depois vem as variáveis de se capacitar e atender as demandas que o mercado quer e um pouco mais”, pontua.
O professor elencou outros pontos para ajudar os jovens na escolha da graduação:
Escolha do curso e onde estudar
Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Estatística e Ciência da Computação podem ser uma excelente aposta. Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Letras, Direito, Psicologia ou Administração. Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que tem muito a ver com Química e Biologia, e abrange vários cursos ligados à saúde como Enfermagem e Odontologia.
Não se preocupe se errar
É comum achar que decidir a graduação é um momento de “tudo ou nada” e que não há espaço para erros. É claro que todos querem fazer a escolha mais correta, mas caso perceba ao longo do caminho que a decisão deve ser mudada, está tudo bem. Notando que prefere outra área, é hora de refazer suas análises e planejar a mudança. As transformações fazem parte do caminho e, na verdade, são muito bem-vindas. O importante é estar em um ambiente saudável, feliz e capaz de fazer o que gosta.
Mercado de trabalho
O grande desafio atualmente é o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e exigente. Por isso, é extremamente importante escolher bem a universidade que você deseja cursar sua graduação. O Canal Conecta, ferramenta de empregabilidade exclusiva das instituições de ensino da Kroton, disponibiliza para os alunos e ex-alunos vagas de emprego e conteúdos que visam capacitar os candidatos para que tenham maiores chances de contratação, além de contribuir com aqueles que buscam uma transição na carreira ou desenvolvimento do próprio negócio. A população em geral, pode acessar os materiais disponíveis na plataforma.
Siga a profissão que te deixa feliz
Se você seguir a profissão que deixa feliz, com certeza terá sucesso na carreira, pois irá realizá-la com dedicação e paixão. Além disso, terá mais motivação, pois você se sente realizado. Isso te torna um profissional mais produtivo e disposto a trabalhar duro para alcançar resultados satisfatórios.
Deixe seu comentário
Publicidade
