Polícia

Decipe cumpre mandados de busca e apreensão em cela do Iapen

Delegacia de Homicídios investiga assassinato de um homem, ocorrido em maio desse ano, e que teria sido ordenado por um detento do Iapen.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

O delegado César Ávila, da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa (Decipe), deflagrou uma operação na manhã de terça-feira (10), em cela do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), para cumprir mandados de busca e apreensão que fazem parte do inquérito que apura o assassinato de Janilson Cipriano Serrão, de 33 anos, que foi morto a tiros no dia 7 de maio de 2021 em residência localizada no Distrito do Coração, zona Oeste de Macapá. A ação contou com apoio do Grupo Tático Prisional (GTP).

Além do Iapen, outros mandados foram cumpridos nos imóveis de pelo menos três investigados. Na penitenciária estadual foram apreendidas drogas, armas brancas e aparelhos celulares. Na casa de um dos suspeitos foi apreendida munição calibre 9mm. Um dos alvos conseguiu escapar.

Entenda o caso
Janilson Cipriano, o ‘Formiga’, como era conhecido, havia sido condenado a 12 anos de prisão pelo assassinato de Abel Oliveira, ocorrido em 18 de maio de 2013 em um campo de futebol do Distrito do Coração. O crime foi cometido após um desentendimento entre vítima e acusado.
Em 2018 Formiga foi condenado, mas não permaneceu preso. De acordo com o delegado César Ávila, um detento do Iapen, que é parente do homem morto por Cipriano, teria determinado sua execução.

“Apuramos que o homem que o Formiga matou é parente de um integrante de organização criminosa que está preso no Iapen. Esse detento, de acordo com o que foi levantado, é quem ‘comanda’ o Distrito do Coração. Como o Formiga foi condenado, mas não estava preso, o interno mandou matá-lo. Ele [Formiga] já havia sobrevivido a dois ataques desse executor. Em maio desse ano o Janilson foi emboscado dentro da casa do tio dele, na mesma região, onde acabou morto. Então, temos um crime de vingança”, declarou.

Imagens: Divulgação/PC


Deixe seu comentário


Publicidade