Cidades

Brasil tem mais de mil mortes por dia por doenças cardiovasculares, diz especialista

Médico cardiologista e diretor técnico do Hospital do Coração de Campinas (HCOR), Dr. Dirceu Melo afirma que o maior número de mortes é ocasionado por derrame cerebral (AVC) e o infarto.


Lana Caroline
Da Redação

 

O dia nacional do médico cardiologista, comemorado no dia 14 de agosto, foi criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2007 como forma de valorizar a especialidade e lembrar das recomendações dos profissionais sobre a importância dos hábitos de vida saudável para o coração e para saúde como um todo.

 

O médico cardiologista e diretor técnico do Hospital do Coração de Campinas (HCOR), Dr. Dirceu Melo, afirma que muitas pessoas acabam morrendo não por doenças no coração, mas por doenças cardiovasculares.

 

“Temos cerca de 17 milhões de pessoas que morrem, por ano, não por doenças no coração, mas por doenças cardiovasculares como o derrame cerebral (AVC) e o infarto. No Brasil, são 400 mil mortes por ano, ou seja, mais de mil mortes por dia só de doenças cardiovasculares”, informou o médico.

 

O trabalho do cardiologista é realizar o diagnóstico e prevenção de doenças, e quando elas aparecem, o tratamento. A maioria de doenças ligadas ao coração estão vinculadas ao hábito de vida, doenças crônicas que o paciente possui e que requer orientações sobre alimentação e atividades físicas.

 

“As doenças cardiovasculares estão ligadas a hipertensão, diabetes, sedentarismo, obesidade, ao cigarro e com distúrbios do sono. A atuação do cardiologista é tratar cada um desses fatores e com isso, diminuir o risco para que o paciente não venha desenvolver uma doença cardíaca. Cardiologia é um trabalho que atua em orientação, educação do paciente e medidas que promovam saúde”, afirmou Dirceu Melo.

 

Apesar de algumas sofrerem influência genética, a maioria das doenças cardiovasculares pode ser evitada, inclusive as de histórico familiar. Tudo o que o paciente precisa é ter hábitos de vida e alimentares mais saudáveis, como:

Alimentação saudável;

Prática de atividade física;

Manter o controle do peso;

Evite cigarro e consumo de bebidas alcoólicas;

Procurar maneiras de reduzir o estresse;

Realizar acompanhamento médico;

 

“Quando você consegue fazer 150 minutos de atividade física, por semana, você deixa de ser sedentário e começa a ter beneficio para a saúde do seu coração e de prevenção de doenças cardiovasculares”, finalizou o médico.


Deixe seu comentário


Publicidade