Mesmo com volta às aulas, número de passageiros de ônibus ainda é menos da metade que o sistema transportava antes da Pandemia
O sistema, que em 2016, chegou a transportar uma média de 120 mil passageiros ao dia, a maioria estudantes, hoje não chega a 50 mil passageiros diários.

O retorno às aulas presenciais não teve grande impacto no volume de passageiros na região metropolitana de Macapá. O sistema, que em 2016, chegou a transportar uma média de 120 mil passageiros ao dia, a maioria estudantes, hoje não chega a 50 mil passageiros diários. Mesmo com autorização para funcionamento presencial, muitas escolas adotaram o modelo híbrido, quando os alunos só frequentam as aulas três vezes por semana. O Setap ampliou a frota para atender a retomada das aulas e também divulgou outros serviços.
O processo de cadastro e recadastro, por exemplo, foi retomado mediante agendamento. Através do número 98806 5337 o estudante poderá solicitar o cadastro, o recadastro, agendar a retirada do cartão eletrônico, ou tirar dúvidas sobre a 2ª via do cartão de meia-passagem. O usuário pode agendar atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendente irá orientar quais os documentos necessários.
O atendimento neste número será somente por mensagens. Caso o estudante deseje falar com um atendente, deve ligar para 3222 7988 no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Macapá também deu um passo importante para a modernização do transporte público da cidade. Em parceria com a Empresa 1, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) investiu em tecnologia para otimizar as operações e aperfeiçoar o sistema de bilhetagem, que passará a operar com validadores online.
O processo de modernização inclui a troca por validadores no modelo SPX710, com conexão 4G que permitirá a comunicação online com o veículo e outros dispositivos embarcados. Uma das grandes vantagens operacionais desse modelo é que ele possibilita o envio de comandos para os veículos tais como: abertura e fechamento de turno e viagem, reset de equipamentos, atualização de tabelas e a coleta dos dados da bilhetagem.
Os novos validadores também contarão com a funcionalidade AVL, que permite o envio periódico das informações de posicionamento, velocidade do veículo e demais dados derivados da geolocalização. o validador facilita a gestão da frota e a realização de operações associadas à localização dos veículos sem a necessidade de um equipamento externo.
Para a população, uma das grandes novidades será a introdução do pagamento da tarifa via QR Code direto no validador. O objetivo é contribuir para a redução do dinheiro embarcado e dar mais flexibilidade para que o usuário tenha acesso ao crédito do transporte, já que o ticket pode ser emitido em terminais de autoatendimento, POS e em aplicativos. Falando em flexibilidade, a rede de venda do crédito, que já conta com recarga digital via parceria com a RecargaPay, também será ampliada por meio do autorizador de transações da Empresa 1.
Além da modernização da bilhetagem, o sistema de biometria facial para monitoramento de fraudes no cartão de transporte, o Sigom Vision, também receberá uma atualização evolutiva em 150 câmeras.
A Empresa 1 é parceira de longa data do Setap e desde 2002 fornece as tecnologias para o sistema de bilhetagem de Macapá. O projeto de modernização é resultado da percepção dos operadores de que, mesmo diante do cenário complexo em que estamos, o investimento em melhorias no transporte público é uma solução viável, principalmente a médio e longo prazos, e da segurança que foi construída ao longo desses anos de parceria.
Aplicativos
Outra novidade são os aplicativos. Já existem pelo menos dois deles que trazem informações sobre o sistema de transporte local. Além de mostrar a localização dos ônibus em tempo real, eles guardam dados valiosos sobre itinerários, horários de partida e localização dos pontos. Muitos até emitem alertas sobre atrasos na linha, greves e manifestações. Ideal para quem não quer mais se atrasar por causa do ônibus.
Os aplicativos CittaMobi e Meu ônibus Macapá estão disponíveis nas plataformas Play Store e Apple Store e podem ser baixados gratuitamente.
O Setap também continua comercializando vale transporte para empresas e meia-passagem para estudantes mas orienta que esses serviços sejam feitos pelos canais virtuais de atendimento. Através do site www.vtsetap.com.br é possível abastecer os cartões eletrônicos e acessar outros serviços. Para estudantes, o sindicato recomenda também o aplicativo Recarga Pay, onde o estudante ganha bônus mensais.
Deixe seu comentário
Publicidade
