Projeto de cirurgia bariátrica atende voluntariamente obesos em Macapá
Os interessados devem preencher o formulário eletrônico. Mais informações estão disponíveis no Instagram @elesqueremviver.

Railana Pantoja
Da Redação
Um projeto de cirurgia bariátrica em Macapá atendeu voluntariamente oito obesos no mês passado e proporcionou a realização do procedimento. O programa “Eles Querem Viver” é comandado pelo cirurgião bariátrico Dr. Vinicius Reis, do Centro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Durante o evento médico e científico Metabólica Amapá 2021, ocorrido no mês passado, 22 superobesos foram submetidos à cirurgia bariátrica por uma equipe de profissionais nacionais, como Dr. Eudes Godoy (RN), Dr. Álvaro albano (BA), Dr. Guilhermino Nogueira (PE) e Carlos Madalosso (RS), além dos médicos do Estado, Dr. Vinícius Reis, Dr. Vanir Ibiapinho e Dr. Olavo Magalhães (AP).
“A nossa condição de ser médico é para ajudar o próximo, não para alimentar o ego. Antes, quando eu trabalhava com outros tipos de cirurgias, sempre as pessoas vinham na minha porta pedir ajuda, porque não tinham dinheiro, e eu sempre atendi, impossível dizer não para usar o dom que Deus nos deu. Quando passei a fazer cirurgia bariátrica, aconteceu a mesma coisa. Muita gente pede ‘pelo amor de Deus, não tenho mais vida e nem tenho dinheiro’. Aí passamos a selecionar os pacientes que não tinham mais outra saída”, explicou Dr. Vinicius Reis.
Dos 22 superobesos operados no mês passado, oito eram integrantes do programa Eles Querem Viver. Para custear as cirurgias, houve uma força-tarefa. Após a cirurgia, os pacientes seguem sendo acompanhados pela equipe médica.
“O Hospital São Camilo cedeu a estrutura e suporte para que pudéssemos operar. A empresa que nos fornece material para realizar a cirurgia ao longo do ano também estendeu a mão e deu material cirúrgico para os pacientes. Além disso, os médicos da endoscopia, endócrinos e cardiologistas entraram no circuito do projeto e assim fizemos ser possível”, frisou.
O projeto é sim fins lucrativos, e por ser uma cirurgia que ainda não é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá, existe uma demanda já em lista de espera de pacientes que pretendem operar através do Eles Querem Viver. Por isso, os interessados devem preencher o formulário eletrônico https://docs.google.com/forms/d/19pBCdhXiZ8f_ffreYmFdoCXoeEcYnh42yqpceExQTSM/viewform?edit_requested=true . Mais informações estão disponíveis no Instagram @elesqueremviver.
“É uma sequência, já temos outros pacientes para junho do ano que vem, já que o mutirão ocorrerá sempre durante o evento científico Metabólica Amapá. Tem que entrar no site, marcar uma consulta para ser avaliado; e aí vamos classificar qual o nível de obesidade do paciente. Aqueles com maior risco, a gente tende a priorizar. O projeto é um chamado de Deus, mas sabemos que não é suficiente e por isso lutamos para ter no SUS ”, finalizou o médico.
Deixe seu comentário
Publicidade



