Cidades

Inscrições para Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação estão abertas

As inscrições ficam abertas até o dia 10 de setembro e devem ser feitas através do site fapeap.portal.ap.gov.br. Os candidatos deverão se inscrever somente em uma das seis categorias do prêmio.


Lana Caroline
Da Redação

 

No dia 17 de agosto, foi lançado o 1º edital do “Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação Láurea Robério Nobre”, através da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SETEC). A iniciativa busca valorizar pesquisadores, empresas de base tecnológica e profissionais de comunicação com trabalhos de destaque e inovação ao longo do ano no estado.

 

“O prêmio tem duas marcas importantes: A primeira é uma homenagem justa à um pesquisador que contribuiu com o incentivo e implementação de modelos de desenvolvimento sustentável e inovação científica no Amapá. E a segunda é que como não existia uma premiação, aqui no estado, que prestigiasse os cientistas daqui, resolvemos juntar essa homenagem como forma de prestigiar quem faz ciência, tecnologia e inovação no estado”, disse o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, em entrevista ao programa radiofônico Café com Notícia (Diário 90,9 FM).

 

O edital foi elaborado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e SETEC. As inscrições ficam abertas até o dia 10 de setembro e devem ser feitas através do site fapeap.portal.ap.gov.br. Os candidatos deverão se inscrever somente em uma das seis categorias do certame: pesquisador destaque; pesquisador inovador; profissional de comunicação; empresa destaque em inovação; startup destaque; e projeto científico e inovador.

“Os vencedores das categorias pesquisador destaque; pesquisador inovador; profissional de comunicação irão concorrer a um prêmio nacional que é do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e ao prêmio de R$ 10 mil”, disse o secretário.

 

Os classificados em 1º lugar em cada categoria receberão troféus, certificados, e premiação no valor de R$ 5 mil.

 

Homenagem

O prêmio de incentivo à ciência e inovação leva o nome de Robério Aleixo Nobre, falecido em abril deste ano, aos 62 anos, vítima da Covid-19.

Robério Nobre foi meteorologista, bacharel em direito e servidor de carreira da Embrapa, com longo histórico de contribuição, incentivo e implementação de modelos de desenvolvimento sustentável e inovação científica no Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade