Furlan busca parceria público-privada para implantação do projeto ‘Vem Pra Praça’
Prefeito da capital, Dr. Furlan apresentou projeto a empresários de diversos seguimentos do estado.

O prefeito de Macapá, Dr. Antônio Furlan, recebeu empresários de diversos seguimentos na última semana para apresentar um projeto de parceria público-privada. O programa ‘Vem Pra Praça’ foi desenvolvido pelo Município para que a iniciativa privada ocupe espaços públicos que passam a ficar sob cuidado e manutenção dessas empresas.
“O nosso intuito é estabelecer um elo de comunicação com os empresários. Por isso, viemos apresentar o projeto Vem Pra Praça para demonstrar que todos ganham ao aderirem à iniciativa. Sei que todos nós queremos uma Macapá melhor, com lugares aconchegantes e bonitos. Isso gera lazer e renda para todos nós, inclusive para os nossos munícipes”, afirma o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
Cerca de 35 empresários participaram do encontro. O presidente da Acia, Mateus Silva, ressalta que essa ocasião é importante para o diálogo entre gestão pública e instituições privadas do estado. “Esse é o nosso primeiro encontro. A nossa intenção é realizar outros momentos como esse, que são tão importantes para o desenvolvimento da nossa cidade”, disse o presidente.
Na ocasião, foi sinalizada a adoção de sete logradouros públicos. Dentre eles estão as rotatórias do Araxá, Pedro Lazarino, Marco Zero e Embrapa. Além do canteiro da Claudomiro de Moraes e as praças do Barão e do Novo Horizonte.
Procedimento de adoção
Os interessados devem sinalizar sua intenção através do preenchimento de protocolo disponibilizado no gabinete do prefeito. Nesse documento, o empresário indica o local que pretende adotar e as ações que serão desenvolvidas no local, como construção, revitalização, pintura, limpeza em geral e desenvolvimento de ações culturais.
A partir dessas informações, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) faz o levantamento do espaço, como quantidade de bancos, os principais problemas que o local apresenta e os possíveis valores que serão gastos. Caso o empresário tenha interesse em revitalizar o logradouro, a Semob monta um projeto de revitalização.
A finalização da adoção é feita por meio do termo de acordo e cooperação entre Prefeitura de Macapá e instituição privada. A contrapartida para quem adotar um logradouro público é a autorização para utilizar o espaço como instrumento de promoção, publicidade e propaganda.
Podem participar do programa pessoas físicas, entidades da sociedade civil, associações de moradores, amigos de bairro e pessoas jurídicas.
Deixe seu comentário
Publicidade
