Cidades

Amapá aplicou 89 doses de lote suspenso da CoronaVac, relata SVS

Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) informou que está monitorando os cidadãos que receberam o imunizante


Railana Pantoja
Da Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu no último sábado (4), de forma cautelar, a distribuição e o uso de doses da CoronaVac de alguns lotes que foram envasados em fábrica não aprovada pela agência.

O Instituto Butantan, que produz no Brasil o imunizante fabricado pelo laboratório chinês Sinovac, informou à Agência sobre o recebimento de 25 lotes envasados na fábrica não inspecionada.

São mais de 12 milhões de doses que chegaram a ser distribuídas aos estados e municípios. O Amapá recebeu 200 doses de um desses lotes no dia 27 de julho, cerca de um mês antes da publicação da medida cautelar da Anvisa, e aplicou 89.

Após a suspensão, a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) informou que está acompanhando as pessoas que receberam o imunizante e, até o momento, “nenhuma reação adversa das pessoas que tomaram esta vacina foi registrada”.

“A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) monitora 89 pessoas vacinadas e orienta a retenção dos imunizantes não utilizados pelos municípios”, disse a SVS em nota.

Os municípios de Itaubal, Amapá, Vitória do Jari, Mazagão, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Porto Grande, Pracuúba e Serra do Navio receberam 20 doses cada e foram orientados a armazenar o imunizante até que venha nova publicação da Anvisa.

“A SVS orientou que as prefeituras armazenem as doses que não forem utilizadas em temperatura de +2º a +8ºC, até a conclusão da investigação conduzida Anvisa. Das 200 doses distribuídas, 111 estão estocadas e 89 foram aplicadas – destas, 26 ainda não foram registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) pelas prefeituras”, frisou.

A vacinação no Brasil é comandada pelo Governo Federal, que fornece as doses de vários imunizantes e encaminha aos estados. Em seguida, os estados repassam aos municípios.


Deixe seu comentário


Publicidade