Macapá inicia avaliação de cães e gatos cadastrados no Censo Animal para castração
Após o cadastro no ‘Censo Pet’, é realizada uma triagem e o agendamento da consulta pré-operatória dos animais que possivelmente estão aptos.

Railana Pantoja
Da Redação
A Prefeitura de Macapá iniciou nesta quinta-feira (23) a avaliação de saúde dos animais domésticos cadastrados no Censo Pet para realizar a cirurgia de castração. Segundo o subsecretário de Saúde da capital, Kleverton Siqueira, a ação visa melhorar o controle de zoonoses e deve atender cerca de 400 animais por mês.
“O nosso planejamento é para atender essa demanda de 400 animais ao mês, de forma organizada. Utilizamos o Censo Pet como norteador dessas ações, ele indica para onde devemos avançar e cobrir, bem como, ajuda a entender o perfil de cada área. Temos um contrato de um ano com a equipe, então, vamos atender bastante. A prefeitura está investindo para melhorar o controle de zoonoses, por isso estamos ofertando o serviço gratuito à população, com toda estrutura necessária”, detalhou Kleverton Siqueira, subsecretário de Saúde de Macapá.
Após o cadastro no Censo Pet, é realizada uma triagem e o agendamento da consulta pré-operatória dos cães e gatos. O atendimento nesta primeira fase é voltado aos animais domésticos dos bairros Vale Verde, Chefe Clodoaldo, Universidade e Fazendinha.
Para ter acesso ao serviço é necessário preencher todos os requisitos determinados pelo Censo. O cadastro é feito pelo site http://censoanimal.macapa.ap.gov.br/login
O médico veterinário Fernando Lucas Pereira, que realiza os atendimentos, explica a importância da castração. “A castração é um ato de amor, ela previne que o animal adquira doenças relacionadas à questão hormonal, como tumores e infecções uterinas, e a própria gestação indesejada, que tem como consequência muitos casos de abandonos de animais”, disse.
Segundo Fernando, a cirurgia envolve três etapas e a fase de recuperação pós-cirúrgica leva, em média, duas semanas. “O processo cirúrgico em si é rápido, pode levar de 7 a 14 dias o processo de cicatrização dos pontos. Então, após 14 dias da cirurgia, o animal retorna ao ‘Castramóvel’ para fazer a retirada dos pontos”, finalizou o médico veterinário.
https://www.youtube.com/watch?v=TLhhxzFjTY8
Deixe seu comentário
Publicidade





