Inscrições para o programa Minha Primeira Empresa iniciam nesta quinta (30)
Ao todo, serão 100 vagas ofertadas em três diferentes seguimentos: Para o setor comercial serão 30 vagas; no setor industrial serão 40 vagas e o setor de serviços será contemplado com 30 vagas.

Lana Caroline
Da Redação
Nesta quinta-feira (30), a Agência Amapá lança os novos editais de implementação do programa Minha Primeira Empresa. Esse é o segundo lançamento de editais em menos de um ano. Os editais do ano passado, executados entre janeiro e agosto de 2021, deram a oportunidade para a criação de 44 empresas no estado, atingindo a meta de 73% das vagas ofertadas.
“Na primeira edição foram 60 vagas ofertadas e mais de 2,6 mil pessoas se inscreveram. Dos sessenta selecionados para a vaga, apenas 44 finalizaram o programa. Agora, estamos lançando o segundo edital que já está disponível no site da Agencia Amapá. Dessa vez, estamos ampliando o número de vagas, tendo em visto o sucesso da primeira edição”, disse o diretor-presidente da Agência Amapá, Teles Júnior, durante entrevista ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9 FM).
Ao todo, serão 100 vagas ofertadas em três diferentes seguimentos: Para o setor comercial serão 30 vagas; no setor industrial serão 40 vagas e o setor de serviços será contemplado com 30 vagas. Os editais estabelecem uma política de cotas, sendo 50% das vagas destinadas aos jovens empreendedores, mulheres empreendedoras, participantes de programas sociais dos governos Federal, Estadual e Municipal, pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.
“É uma forma de garantir o uso de políticas públicas de empreendedorismo como uma forma de saída daquelas pessoas que são dependentes ou que estão à margem da sociedade sem ter acesso a emprego e renda”, complementou Teles.
O programa terá cinco fases, sendo classificatórias e eliminatórias, que envolverá capacitações visando a elaboração e submissão da sua concepção de negócio; do preenchimento do diagnóstico do seu perfil empreendedor culminando com a elaboração do seu Plano de Negócios e plano de investimento.
Para ajudar o empreendedor, o governo criou o ‘Fundo de Aval’ para consolidar garantias na hora de fazer o crédito junto ao banco. “O fundo de aval é uma garantia dada ao empreendedor, constituída dentro do próprio banco, onde você consegue tirar burocracias para o acesso ao crédito. Pode ser feito na agencia de fomentos”, encerrou o diretor.
As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (30) e seguem até 24 de outubro e podem ser feitas através do site www.ageamapa.ap.gov.br.
O Programa Minha Primeira Empresa tem o apoio do Sebrae, Agência de Fomentos do Amapá e Agência Amapá, como coordenador do programa.
Deixe seu comentário
Publicidade

