Cidades

SVS/AP revela que Oiapoque vive crescente de casos de Covid

Enquanto os outros municípios do Amapá encontram-se registrando cada vez menos casos da doença, Oiapoque está em uma crescente nos últimos dias.


Railana Pantoja
Da Redação

 

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) revelou nesta sexta-feira (1) que acompanha com alerta a crescente de casos de covid-19 no município fronteiriço Oiapoque. A situação chama atenção, já que todos os outros municípios do estado encontram-se registrando cada vez menos casos há meses.

Estamos com essa oscilação de casos em Oiapoque, e muitos são casos da variante Delta do novo coronavírus. Para se ter ideia, ontem (30) analisamos 51 amostras colhidas no município, destas, 50 detectaram a doença. De imediato descolamos equipes da Sesa e SVS para lá, portanto, estamos acompanhando o desenvolvimento da doença”, garantiu o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia.

Segundo Dorinaldo, apesar dos casos crescendo, a vacinação é o que está impedindo o agravamento da doença nos infectados e evitando a superlotação da rede hospitalar. No entanto, a fronteira com a Guiana Francesa preocupa, pois muitos que lá moram se negam a tomar vacina e costumam frequentar Oiapoque.

“As informações oficiais que temos apontam que o sistema de saúde da Guiana Francesa está à beira do colapso, muita gente está internada. Mesmo com a fronteira fechada, sempre tem esse fluxo e contato com os brasileiros em Oiapoque”, avaliou.

Para evitar mais contaminação, as barreiras sanitárias e ações de fiscalização serão intensificadas, informou o superintendente. “Estaremos fazendo ações educativas com os pirateiros e motoristas de ônibus, inclusive, verificando a carteira de vacinação dos passageiros e o uso de máscara. Quem não for vacinado, não entra. Estenderemos as ações também aos municípios que são caminho até Oiapoque”, finalizou Dorinaldo Malafaia.

Oiapoque registrava até esta quinta (30), 5.406 casos confirmados da covid-19 e 50 óbitos desde o início da pandemia.


Deixe seu comentário


Publicidade