Médica afirma que surto de sarampo no estado é preocupante
Segundo a pediatra Cátia Carvalho, o que mais preocupa os profissionais de saúde é o nível de crianças infectadas pelo sarampo.

Lana Caroline
Da Redação
Os casos de sarampo no Amapá cresceram bastante desde quando iniciou a pandemia. Até maio de 2021 foram 320 casos confirmados, contra 297 em todo o ano de 2020. E em 2019 foram registrados apenas dois casos de sarampo no estado.
A médica pediatra, especialista em psiquiatria infantil, Cátia Carvalho, trabalha no Pronto Atendimento Infantil (PAI) do Amapá e confirma que o surto de sarampo é preocupante.
“Estamos tendo um surto nacional de sarampo, mas o que tem preocupado mais a gente, como profissional da saúde, é o nível de crianças infectadas no nosso estado. Até agora já foram registradas duas mortes por sarampo no Amapá”, disse a doutora.
Cátia explica que com a pandemia muitas famílias deixaram de vacinar as crianças, mas que também não seria, exclusivamente esse fator que muitas pessoas não são vacinadas no Amapá.
“Antes nós conhecíamos o sarampo por livros, e quando os casos reapareceram houve uma estranheza. Infelizmente muitas mães deixaram de vacinar seus filhos, e hoje estamos com este surto. A pandemia atrasou, de forma global, a vacinação, atualmente está sendo feita busca ativa, através do município, pois o confinamento das pessoas em casa gerou a não ida aos postos de saúde, e tem muito da questão ideológica, da desatenção dos pais em relação a vacinação e aqueles que pensam que como a doença estava erradicada, não seria necessário a vacinação”, explicou Cátia.
Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Deixe seu comentário
Publicidade

