Cidades

Médico orienta ingestão de diversos líquidos para manter hidratação durante calor intenso

Além de água, outros líquidos ‘bons’ para se hidratar neste calor são: sucos naturais, caldos, água de coco e muitos outros.


Lana Caroline
Da Redação

 

Durante esse período de escassez de chuvas, e podendo chegar a uma sensação térmica de até 50 C°, é essencial que possamos ter cuidados com a pele  e com nossa saúde, para evitar diversas doenças que possam surgir nesta época do ano.

É fundamental manter-se hidratado com líquidos que vão além de água. O clínico geral Jonatas Oliveira deu algumas dicas de como se manter hidratado e evitar doenças nesta época. “A primeira e a principal recomendação é o líquido, mas não é somente a água. Toda vez que falamos de líquido o povo pensa que é água e não é, é também chá, sucos, sopa, caldos, água de coco, leite, mel. Além da ingestão de líquidos, é se proteger desse calor e evitar sair de 10h às 17h, que é quando o sol está muito forte”, disse o doutor.

Além de se manter hidratado, deve-se prestar atenção se está havendo algum sintoma diferente no seu corpo. “A procura por postos de saúde e hospitais se dá por sintomas de doenças infectocontagiosas. Não é só infecção urinária, mas respiratórias e intestinais. Toda doença pré-existente pode piorar no calor”, disse Jonatas.

Para saber a quantidade de líquido que deve ser ingerida por pessoa, deve-se multiplicar por 30 o seu peso atual. O resultado será o quanto você precisa ingerir de líquido, mas atenção. “Lembrando que não devem ser líquidos ruins como cachaça, cerveja, feijoada com bacon, tucupi. Os melhores são os líquidos naturais como sucos da própria fruta e água”, afirmou.


Deixe seu comentário


Publicidade