Furlan detalha medidas assistenciais da prefeitura à população do Bailique
Durante o fim de semana, a Prefeitura de Macapá enviou três embarcações com oito mil fardos de água mineral para serem distribuídos aos moradores.

Railana Pantoja
Da Redação
O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, falou na manhã desta segunda-feira (18) sobre as medidas assistenciais que estão sendo dadas pela prefeitura aos moradores do Distrito do Bailique, que sofrem com a salinização das águas do rio por causa do avanço do mar.
Na última quinta (14), o prefeito decretou situação de emergência no distrito, que fica distante 180 Km da capital. Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias para minimizar a situação. “A população do Bailique tem sofrido bastante nos últimos anos com o fenômeno das terras caídas, constantes quedas de energia e agora com a falta de água potável, que está salinizada e impede o dia a dia das pessoas. No fim de semana mandamos três embarcações com oito mil fardos de água mineral para serem distribuídos. Hoje (18) ainda vamos mandar mais cinco mil fardos”, detalhou o prefeito Antônio Furlan.
Segundo o prefeito, as ações estão começando pela área norte do distrito, que está sendo a mais afetada com a salinização. “Vamos atender todas as comunidades, quero pedir tranquilidade à população do Bailique, vamos chegar a todas as casas”, tranquilizou.
A médio prazo, informou Furlan, a prefeitura tem um planejamento para evitar novamente esses transtornos causados pela salinização do rio. “É a construção de cisternas, que vão armazenar as águas das chuvas. Aí será tratada a água para fornecer à população nos próximos verões. O que precisamos é de uma solução definitiva, a construção de cisternas é uma das opções, mas também já falamos com a Embaixada de Israel, que tem tecnologia de dessalinização; e hoje (18) falo com um grande pesquisador da Paraíba, que tem um trabalho na área também”, finalizou o prefeito.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde tem médicos e equipes de estratégia da família no Bailique, mas, vai reforçar o efetivo nos próximos dias para atender os moradores que necessitarem.
Deixe seu comentário
Publicidade



