Cidades

Bailique recebe estação móvel de tratamento de água da Caesa

A estação tem capacidade para armazenar 120 mil litros de água na balsa, sendo possível produzir 10 mil litros de água potável por hora.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O Governo do Amapá enviou ao Bailique no último sábado (6) uma Estação de Tratamento de Água (ETA), para tornar própria para consumo a água do rio Amazonas na região, que sofre com a salinização.

“O Governo do Amapá, através da Caesa, enviou uma balsa com uma estação de tratamento de água montada, para que tivéssemos condições de não só levar água tratada daqui de Macapá, mas também de fazer o retratamento na própria balsa, pois a estação está montada na embarcação”, explicou o presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.

A estação tem capacidade para armazenar 120 mil litros de água na balsa, sendo possível produzir 10 mil litros de água potável por hora.

A gente leva água de Macapá e dentro da estação o líquido passa pelo processo de refiltragem, para então ser distribuída. Mas, a nossa estação também pode captar e tratar a água direto do rio Amazonas, caso seja necessário. Se a gente encontrar em algum ponto do Bailique água própria para consumo, essa água passa por tratamento e é possível distribuir aos moradores”, complementou o presidente.

A balsa fará a distribuição em todas as comunidades do arquipélago, passando uma temporada de cinco a sete dias em cada localidade. A longo prazo, o governo estuda uma solução definitiva para lidar com a salinização da água.

“Nossa ideia é montar estações móveis de tratamento de água, nas balsas. Assim podemos deslocar as embarcações, captar água diretamente do rio e tratar, de forma muito mais próxima e rápida para a comunidade. É um projeto que requer investimento alto, apoio de emendas parlamentares, mas já está sendo finalizado e entregue ao governo estadual”, finalizou Valdinei Amanajás.


Deixe seu comentário


Publicidade