Cidades

Hospital Mãe Luzia realiza ações de conscientização ao ‘Novembro Roxo’

A campanha ‘Novembro Roxo’ tem como tema “Separação Zero: aja agora” para chamar a atenção para a importância da presença dos pais durante o período de internação dos bebês.


Lana Caroline
Da Redação

 

Em alusão ao “Novembro Roxo”, o Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) preparou uma programação voltada à prematuridade pré-natal. O roxo representa sensibilidade e individualidade dos bebês prematuros.

 

A campanha tem como tema “Separação Zero: aja agora” para chamar a atenção para a importância da presença dos pais durante o período de internação dos bebês.

“Manter pais e mães junto de seus bebês é de muita importância. Alguns bebês passam mais de 200 dias na UTI neonatal. Esse contato é extremamente importante para os pais e o bebê”, disse Cristiani Barros, diretora do HMML.

 

A diretora do Hospital afirma que o estado está em primeiro lugar, a nível nacional, em questão de prematuridade. “A maioria das mortes de prematuros é principalmente pela falta do pré-natal, que interfere diretamente no nascimento precoce. Mas estamos trabalhando para melhorar a cada dia”, disse Cristiani.

“A prematuridade pode ser evitada, na maioria das vezes, e esse é o nosso trabalho: informar, cuidar e oferecer mecanismos para que a mortalidade reduza com os prematuros”, disse a médica pediatra, Maribel Santos.

 

Desde o dia 3 de novembro, a unidade reabriu a visitação 24h na UTI Neonatal, que por conta da pandemia estava suspensa desde março de 2020, sendo permitida apenas a visitação em horários alternados para evitar aglomeração.

 

“Quando decidimos abrir para a visitação, fizemos a exigência de apresentação do cartão de vacinação do visitante. O cartão de vacinação, uma foto, qualquer coisa que comprove que você foi vacinado. Isso é para proteger os recém nascidos”, disse a diretora do Hospital Mãe Luzia.

 

A programação também busca relembrar os servidores da unidade sobre os cuidados e orientações nos cuidados especiais aos recém-nascidos prematuros.

 

PROGRAMAÇÃO:

  • 11/11 – Sensibilização sobre o Método Canguru dia;
  • 18/11, 25/11, 07/12 e 14/12 – Curso de Manejo Clínico de Aleitamento Materno com a equipe do Banco de Leite Humano (BLH);
  • 20/11 – Caminhada com familiares de bebês prematuros;
  • 22/11 – Técnicas de Reanimação Neonatal.

Deixe seu comentário


Publicidade